"Onde reinam intenções honestas,
mal entendidos podem ser curados
com rapidez e eficácia."

27 de agosto de 2011

Imagens do dia - contém cenas fortes

Gatinhos são tão mimosos, inocentes,
Observam a natureza...!
Mas, em alguns, o instinto caçador fala alto e acontece...
um camundonguicídio!
Esse presentinho deve ter sido trazido pelo Lelo Boêmio, para divertir quem não sai de casa.
Pois é, a fofura dos bichanos às vezes se transforma em coisas nojentas, mas continuo os amando incondicionalmente!

26 de agosto de 2011

Salteando Gatinhos, Ervas e Flores

Fui premiada ontem à noite com uma lagoa, não azul, mas amarela, sobre minha cama. Presentes assim com certeza jamais recebi dos gatos. Bina, Pudim e Fi aproveitaram-se de alguns minutos de bobeira minha e carimbaram edredon, lençóis e colchão.
Depois da troca, por outros secos, finalmente deitei e aí iniciaram-se as brincadeiras de Nino Branco e Francisco, penso que para me alegrar.
Como promete o título gatinhos, ervas e flores estão salteados nas imagens
Observem a exuberância da hortelã, um gerânio pequeno, ainda sem flores e alguns pezinhos de amor perfeito.
Nino Lelo lavando a mãozinha para espancar Francisco.
Close no gerânio, as folhas estão lindas!
Francisco sobre o criado mudo e Nino Branco deitado entre o tampo e as gavetas.
Na plantação, entre flores e hortelã também tem um pé de erva cidreira, ou capim limão que teima em não desenvolver. Plantei  amores-perfeitos, talvez se anime e desenvolva.
Esse gatinho é muito especial, quando o adotei junto com sua mãe Dulce e o irmão Nino Lelo, ele era fraquinho, até disseram que era "pesteado" (ai esse povo me desanima).
Pesteado tenho certeza que não é, mas é muito diferente dos outros. Dizer que ele fala comigo não está certo, mas dizer que mio com ele sim. Nós nos entendemos e ele está aprendendo ficar no meu colo. Quando retornar da viagem (ops ainda não contei), providenciarei tela para as janelas de cima para que ele não fuja.
Os dois bichanos se estapeando, muito doces.
Aqui, a plantação na banheira, aguardando o entorno ser arrumado. O jardineiro sumiu no início do inverno, deve estar hibernando e é uma mão de obra praticamente extinta na cidade.
Banheira e portão ambos em ferro, 
objetos com mais de sessenta anos!

25 de agosto de 2011

Imagens do dia - algumas palavras

Novamente a eritrina, será mágica essa árvore? Deve ser. Hoje pela manhã, quando tomávamos café mãe e eu, ela olhando para fora disse: "essa árvore, parece que quanto mais nublado o dia, mais flores ela têm". Quanto aos dias nublados aumentarem o número de flores, não creio, mas, contrastando com céu cinza, folhas secas, frio e umidade, o vermelho das flores destaca-se e entendi porque dizem que chá de algumas partes dessa árvore é poderoso anti depressivo. A partir de hoje pensarei diferente. 
É a natureza na sua simplicidade, o próprio anti depressivo, nos brindando, mesmo em dias escuros, com seu esplendor!
Por outro lado, homens, na sua desinteligência, fazem cães esconderem-se com medo de foguetes, que aqui em Carazinho, espocam por qualquer ou sem motivo.
Pícolo escondido entre dois móveis, sentado sobre uma meia e apoiado num gatinho de pelúcia.
Fi escondida embaixo da pia da cozinha em busca de "proteção" aos foguetes.
 Deixei as roupas sobre a cama enquanto tomava banho e Fi as "juntou" para cuidar.
E, quando as pego, ela emburra!
Francisco sobre o roupeiro
Mimoso experimentando o sabor do meu dedo e eu a intensidade da mordida!

24 de agosto de 2011

Cães, lugares apertados e gravidez psicológica

Temos em casa, quatro casinhas para cachorros. Uma gigante, uma grande, uma média e uma pequena.
A casa gigante foi adquirida quando a Tita veio morar aqui. Às vezes a casa é usada como depósito de panos (caminhas) e pratos, quando venta norte sinalizando chuva e as cadelas se unem na empreitada de guardar suas "coisas".
A única casa usada para o fim a que se destina, ou seja alojar um cão, é a pequena onde a Mula, depois que Kida passou a Ponte do Arco íris, fez sua morada.
 Difícil entender como consegue entrar de frente, fazer a volta e ficar com a cabeça virada para fora.
Tita, por sua vez, adotou desde ontem à noite a casinha média. Parece um caracol com a casa nas costas.
Hoje, quando Ana chegou, as cadelas não  latiram,  isso é completamente anormal. Primeiro pensamento: foram envenenadas (estamos escaldadas, já aconteceu envenenamento coletivo aqui).
Nada disso, Tita está com gravidez psicológica e seu bebê é um sapato velho, casualmente a cor é a mesma das suas orelhas.

É a primeira vez que isso acontece na nossa casa. Procurei alguma coisa na internet sobre o assunto e encontrei texto muito interessante, de Alexandre Rossi.
Transcrevo parte. 
"O que fazer?
Quando ocorre a gravidez psicológica, há quem deseje interrompê-la para a cadela voltar logo ao normal. Medicamentos que inibem a prolactina fazem cessar rapidamente a produção do leite e o comportamento maternal."

Como sou contra medicar sem necessidade, farei como Rossi declara abaixo:

"Sem medicação, a gravidez psicológica costuma terminar em duas semanas. Alguns proprietários preferem aproveitar essa fase para admirar o comportamento materno das suas cadelas. Apreciam vê-las adotar e proteger os filhotes imaginários, na forma de bichos de pelúcia, de bolinhas e até de controle remoto de TV! Uma das atitudes destinadas à proteção dos filhotes é cavar – serve para lhes preparar uma toca." 

Pretendo aproveitar ao máximo esse período,  já que filhotes são vedados aqui.

"Devemos retirar os filhotes imaginários?
Algumas pessoas, para impedir que a cadela adote objetos, têm atitudes como tirá-la do cantinho que escolheu e esconder seus brinquedos. Tais procedimentos podem aumentar a ansiedade da cadela e estimular comportamentos compulsivos. Deixá-la a vontade é a maneira mais respeitosa de lidar com a situação. "

O filhote não será retirado, Tita ficará à vontade, enquanto durar o desejo de cuidar do bebê-sapato.

"Evitar agressividade
A cadela pode ficar com ciúme dos filhotes imaginários e se tornar agressiva para protegê-los. Mostre que você não irá roubá-los. Para isso, ao se aproximar dela, ofereça um petisco ou brinquedo. A maioria das fêmeas deseja a aproximação de alguém que, além de não ser ameaça, traga coisas gostosa. "

O ciúme já foi manifestado e estamos chegando perto apenas para ver o bebê e elogiar!

"Complicações com as mamas
O aumento das mamas é normal durantes a gravidez psicológica e o leite produzido acaba sendo reabsorvido pelo corpo da fêmea. Mas às vezes ocorre a mastite – inflamação nas glândulas mamárias. Por isso, se surgirem carocinhos, dores ou pele avermelhada, não deixe de consultar um médico-veterinário. A produção de leite pode aumentar ou durar mais tempo se as mamas forem estimuladas. É melhor, portanto, evitar manuseá-las."

Ficarei atenta para evitar problemas com as mamas. 





Alpinismo Felino

Sol retornou, felicidade geral!
Eu, Dulce apreciando, do alto da árvore, àqueles que falta a coragem da escalada.
 Venham, há espaço, pássaros e sol,
 Mas, não cheguem muito perto porque embora o espaço baste, sou arisca e minhas garras afiadas.
 Vejam meus olhos, a tudo observam, principalmente o Francisco sentado no muro da sacada
Saia daí gatinho, se eu pular irás cair!
Aqui de cima pude observar meu filho Nino Branco deitado nas moitas da esquina, ai, ai, ai, ai,ai, Beth não está dando conta de cuidar da Hauskatzen.

23 de agosto de 2011

Cães e gatos da família - algumas imagens

Fiona e Cisquinho, mãe e filho
tomando água na mamadeira
dependendo deles seriam alimentados sempre com mamadeira!
Mimi querido, travando batalha com a torneira da cozinha!
Fofa e Pita adotadas pela Francine e Tiago
escondidas sob o edredon
Preto, cachorrinho adotado pela Aline e Gustavo.
Estou com muito assunto para escrever, mas preciso "peneirar" as palavras. Então decidi apenas colocar imagens, de alguns de nossos queridos pets, enquanto ordeno meus pensamentos.

21 de agosto de 2011

Dia de Sopa!

Domingo gelado mas com sol maravilhoso. No caldeirão, sopa de legumes e para acompanhar:
Gougères!
As minhas ficaram assim. Deliciosas.
Ainda pela manhã, convidei Vitinho para tomar sol. É um dos gatos mais inteligentes que convivo ou já convivi. Chegamos na Hauskatzen, logo pulou no sofá. Como recém havia acordado, estava com os olhinhos sujos. Aí falei para ele: -lave teus olhinhos senão eu limpo com cotonete (ele odeia), aí está a sequencia de fotos comprovando a obediência:



Querido, como a ferida está aberta, quando passa a patinha vem suja com um pouco de sangue, mas deixo que ele faça, mesmo que depois precise retocar, assim ele sente-se um gato inteiro!
Ele conhece os horários pela manhã e à noite quando subo a escada com a carne moída. Logo vem recepcionar, não sei se eu ou a carne; fico com a segunda hipótese. Aí faço bolinhas pequenas e ele come da minha mão e quando está satisfeito coloco o restante num pratinho.
Parece mentira, mas a Zóio resolveu morar com ele. Explico, quando as "meninas" caninas estão na parte superior da casa, ele fica no seu quarto e à noite também, dormia sozinho. Mas desde ontem a Zóio decidiu fazer companhia e não sai de perto dele.
O mais engraçado é que falei para a Zóio durante a semana que ela deveria ajudar o Vitinho, contar para ele como ela era quando veio morar aqui. Que deveria ajudá-lo. Parece que entendeu.