"Onde reinam intenções honestas,
mal entendidos podem ser curados
com rapidez e eficácia."

2 de setembro de 2011

Sentimentos à flor da pele.

Por algum motivo que não sei especificar, nesses dias estou muito sensível.
Talvez por estar cuidando do Vitinho, gatinho amado, com sua ferida cada vez maior.
Ou por sentir-me carcereira de gatos, impedindo-os de andar soltos, procurando suas presas.
Tão sensível estou que ao ver a cena abaixo, segurei as lágrimas.
Alguém feriu nossa árvore canela, lar de bem te vis e outros pássaros,
Passeio da Dulce, da sacada rumo à liberdade.
Não sei se faz mal para a árvore o tamanho da casca que retiraram. Talvez não, 
mas aos meus olhos, essa ferida doeu.
Ainda que não mate a árvore, foi deixado campo aberto, onde eventualmente poderá ser derramado algo que poderá ser altamente prejudicial.
A ferida doeu mais porque junto da árvore tem uma porta, onde quem sentiu-se à vontade para ferir a árvore, deveria ter batido e, questionado quem o atendesse se poderia retirar um pouco da casca para utilizar em culinária, ou agora mais na moda, como remédio para várias queixas.
A ferida que mais doeu foi a sentimental, por mais uma vez perceber que o ser humano está com seu vocabulário cada vez mais pobre, onde palavras como, por favor, com licença, não mais existem e, onde o egoísmo cresce sem dar trégua.

1 de setembro de 2011

Gatos de Cima

Aumentou a população dos "gatos de cima" com a chegada do Lelo Boêmio.
Agora são seis. Zóio, Francisco, Katy Lu, Nino Branco, Dulce e Lelo ex Boêmio
Notem que são três amarelos. Porque serão os gatos dessa cor tão malandros?
Dulce Também na janela com ares de santinha. Essa não tem jeito, ficou um pouco na janela tomando sol com os amarelos, mas logo tomou o rumo da sacada, árvore de canela e a tão desejada por todos, liberdade.
Lelo (ex)Boêmio está bem adaptado com os outros de "cima"
tomando sol, dormindo na cadeira sob a mesa...
Já Francisco está ofendido com a presença do "estranho", passou o dia todo em baixo do meu edredom.
Uma pequena explicação para quem é novo no blog:
São três acomodações para gatos aqui:
Gatos de Baixo: Kity, Mimi e Ruby
Gatos de Cima: Francisco, Katy Lu, Dulce, Zóio, Nino Branco e agora Lelo (ex Boêmio)
Hauskatzen: Belo, Mitinha, Fiona, Amiga, Minina, Luky, Chata, Nino Lelo, Mimoso, Dinho, Naná, Manchinha, Preta, Pretinha e agora Vitinho que por livre e espontânea exigência, saiu do isolamento.
E, para quem é antigo no blog uma constatação: Beth é 0 em matemática. Não são 28 e sim 25 bichanos! 

Lembranças da adolescência

Em fevereiro, quando ainda não havia definido bem o rumo que o blog tomaria, teci algumas reminiscências que podem ser conferidas aqui http://coisasepanosdabeth.blogspot.com/2011/02/edredao-edredon-acolchoado-coberta.html. Naquela postagem está escrito o seguinte:   "Óbvio que cobertas de penas e acolchoados de lã de ovelha não eram lavados, apenas "tomavam banho de sol" nas varandas ou janelas! Imaginem como eram as crises de rinite na época.(Assunto para outro post)."

Na minha adolescência, dos 12 aos 18 anos (é, com 18 ainda éramos adolescentes) passava as férias e feriados em Getúlio Vargas, cidade natal dos meus pais e irmão.
A casa onde me hospedava é (ainda sobrevive) a de madeira na esquina à direita na tela e, percebe-se que tem um sótão. Eu padecia na época de uma rinite alérgica terrível. Mas em uma das minhas visitas à cidade, a casa da saudosa Tante (tia) Erna estava lotada com amigas de sua filha e  fui acomodada no quarto do sótão. Era inverno, e na cama, não só a coberta e os travesseiros eram de penas de ganso, mas também o colchão! Alguém que já teve ou tem rinite consegue imaginar deitar-se e cobrir-se com penas? Sorte minha que a festa onde fomos, foi no dia em que cheguei, porque depois de acomodar-me na cama, os espirros iniciaram e pararam quarenta e oito horas depois, quando já havia retornado para Carazinho. 
Aquela casa é repleta de boas recordações, excetuando a noite de "penas".  
Ressalto que Tante Erna não era parente e sim amiga da minha avó materna e, sua filha mais velha, amiga da minha mãe. A amizade, embora muitos personagens, já tenham partido, continua como se parentes próximos fossemos.
Para homenagear a amizade da minha Oma (avó) e Tante Erna, abaixo foto de um broche que pertenceu à minha avó e que hoje a mãe retirou de seus guardados para mostrar.
O broche, é uma espécie de comenda, ofertada pela Igreja Evangélica às mulheres que se destacavam nas obras de caridade da igreja. Notem que o ano é 1930.

31 de agosto de 2011

Gatos - Lelo Boêmio promovido!

Depois do susto do desaparecimento, Lelo Boêmio foi promovido a "gato de baixo".
Gatos de baixo são os primeiros que chegaram na casa: Kity, Mimi e Ruby. Eles têm liberdade para passear durante o dia mas à tardinha voltam para dormir.
Com tantas novidades, Lelo Boêmio nem pediu para passear. À pouco, enquanto preparava nosso lanche, ele ajudou. Vejam o tamanho da figura. 
 Enquanto eu colocava leite no micro, ele quase fez um estrago
 puxou a bandeja, por pouco não derramou o leite!
 Nino Branco quis imitar mas não alcança. 
 Lelo Boêmio está tão à vontade que até água na torneira da cozinha tomou.
Ruby não está gostando da invasão de território, mandou o Lelo para a despensa e ele montou guarda sobre a pia.

30 de agosto de 2011

Hauskatzen - Fala Lelo Boêmio

Eita mulher fiasquenta, não se pode nem ficar duas noites e dois dias fora que ela já começa fazer drama!
E vocês, companheirada da Hauskatzen, sentiram minha falta heim???
Aprendam a me deixar dormir sossegado, não deixem as crianças pularem em cima de mim e ficarei em casa.
Que recepção pessoal! Todos tentando descobrir quais os cheiros novos que trouxe.
Não conto, nem sob tortura. Perceberam que voltei ileso, mais gordo e com pelo brilhante?
Nunca descobrirão onde estive.
Tá e agora chega, parem de andar ao meu redor.
Agora, fala Beth. Deveria remover a postagem anterior, mas deixarei porque vale pelos outros gatos e assuntos que tratei.
Quanto ao Sr. Lelo Boêmio, já está alojado com os gatos de cima, amanhã providenciarei mais uma barreira, embora com dor no coração pois me sinto cruel impedindo suas saídas. Aceito sugestões.

A Saga dos Gatos Amarelos

Vários gatos amarelos por aqui passaram ao longo dos anos. Todos morreram tragicamente.
Um pulou dentro do canil da casa vizinha e foi morto por um cão feroz.
Outro, o Félix, gato lindo, pelos longos, amigo, carinhoso, recebeu de presente um petisco recheado com tubo de cola instantânea (constatação da veterinária). Passou uns três dias embaixo do porão aqui de casa, em local inacessível, apenas murmurando. Consegui, através de muita conversa, fazer com que saísse e aí pude ver a crueldade. Ficou ainda alguns dias internado, deve ter servido como cobaia para a veterinária, porque não tinha o que fazer, estava com o palato todo destruído.
Bóris, outro amarelo amado, conversava, dormia na cama com meu filho, foi envenenado.
Tilli não cresceu para entrar nas estatísticas, morreu criança.
Dentre os três amarelos residentes na Hauskatzen, o Lelo Boêmio está desaparecido há mais de 48 horas. Temo que tenha encontrado o fim da sua vida.
Passava os dias dormindo
não perturbava ninguém
era castrado
mas a boemia, no caso o instinto caçador 
o fazia ultrapassar barreiras que os outros respeitam, 
saía ao anoitecer e retornava manhãzinha.
Enquanto sofro com o desaparecimento de Lelo Boêmio, um certo padre cantor sobe ao palco, usando em vão o nome do Deus que ele venera, para encantar quem se encanta com o sofrimento dos animais num famoso rodeio.
Fazem alguns dias, na ACAPA (Associação carazinhense de proteção aos animais) deixaram um cão que padeceu muitos dias com o pescoço apertado numa coleira. O mau trato foi efetuado numa vila miserável, ponto de tráfico de drogas. 
Já minha casa, onde convivo com os gatos e cães está localizada num bairro de classe média alta e presume-se que o nível cultural supera o dos moradores da vila, onde o cão foi encontrado. Mas, mesmo assim, gatos continuam sendo vítimas de pessoas intolerantes.
Enquanto não houver nos corações
AMOR, TOLERÂNCIA E RESPEITO,
animais continuarão sendo vítimas de humanos imbecis.

29 de agosto de 2011

Gatinhos e Porcelanas Combinam

Quem não tem gatos porque pensa que eles destroem a casa, podem ficar tranquilos. Um belo exemplo está nas fotos abaixo.
Ruby e Nino Branco estão brincando de luta sobre a lareira e entre eles um enorme vaso de porcelana, pintado por mim nos anos 1980.
Brincadeira terminou, cada um foi para seu canto
Nino Branco deitou-se na estante entre vários vasinhos de porcelana, também pintados por mim. Vejam como seu rabinho envolve os vasinhos e nenhum caiu.
O cansaço tomou conta e Nino Branco foi tirar cochilo junto da Fi
e Ruby subiu no televisor para apreciar a vista!
Então, restou provado que gatinhos combinam com porcelana. Ressalvo, acidentes acontecem, quando os objetos, são colocados sobre toalhas ou guardanapos decorativos.
Aqui em casa funciona assim, mas não recomendo testes!





28 de agosto de 2011

Acreditar Em Sonhos

Para não esquecer o nome do blog "Coisas, Panos e Pets...", hoje as "Coisas" são estrelas.
Dentre minhas coisas coloco  sonhos, realizações, buscas.
Um dos meus sonhos está prestes a se realizar. Poderei ver de perto, tocar, fotografar, visitar e encantar-me com um dos cartões postais da América do Sul. 
Espero  dias de sol para as cores estarem assim, mar e céu se encontrando!
Conhecer as obras de arte dentro do prédio considerado uma delas e ele, inserido na obra de arte maior: a deslumbrante Natureza!
Engraçado, essa é uma realização que está batendo à porta, sem que sequer imaginasse seria nesse momento, ou melhor, acho que estava guardadinho nas prateleiras dos sonhos dificilmente realizáveis. Mas, enfim, graças a pessoas maravilhosas que irão proporcionar as pequenas férias e, com quem conviverei alguns dias estou acreditando em sonhos!