"Onde reinam intenções honestas,
mal entendidos podem ser curados
com rapidez e eficácia."

15 de outubro de 2011

Sou boa tutora parte final

Quando passei a dormir no quartinho improvisado, para poder escutar os movimentos vindos do quarto da mãe, a parceria canina não me abandonou. 
A cama é estreita, o lastro é de metal,daqueles que se moldam ao corpo humano. Já fazem vinte e quatro dias que assim dormimos e nem a parceria e tampouco minha coluna reclamaram.
 
Embaixo do cobertor estou, e, sobre ele Fi, Pícolo e Nausy.
Nas poltronas ao lado, ao fundo Pudim. Bina não aparece porque estava em frente ao roupeiro comendo ração, mas ao terminar deita-se ao lado da Pudim.
Na poltrona encostada na cama, a almofada onde Bina deita,material de leitura, os celulares e a coleira da Ursa para impor respeito. Depois que a Ursa passou a Ponte do Arco Íris, sua coleira passou a ser minha "arma" para acomodar a parceria quando a bagunça é demais.
Estou mostrando essa simplicidade por ter ouvido hoje duas colocações que aqui reparto.
A primeira, partiu de uma ex empregada doméstica que aqui trabalhou há mais ou menos trinta anos. Ela disse: "Nossa Beth como mudaste, teu quarto sempre era impecável, tudo combinando, os lençóis e fronhas bordados, tuas roupas de dormir sempre perfeitas, as cores até dos chinelinhos combinavam com o resto.Como é que aguentas essa cachorrada?" 
A segunda de uma amiga que pouco vejo. Depois de cada uma contar as peripécias de seus gatos e cães, ela tem uma cadelinha poodle toy e uma gata igual ao meu Kity, ela desabafou: "Que bom conversar contigo e ver que não estou errada quando deixo minhas roupas sobre a cama para elas deitarem e sentirem meu cheiro e que dormimos com eles. Pena que não posso contar para todos que faço isso." Sua profissão não o permite.
Mostrei nosso improviso temporário para dormir, e agora algumas imagens do trabalho/lazer.
Enquanto preparava as fotos para o blog (a prova está na tela do computador), Nino Lelo descansava sobre o monitor.
Aqui ele e o Mimi ao lado do PC.
Nino Branco novamente subindo,
e aqui deitado noutra posição.
Ao fundo, Ruby empoleirado e Fi bocejando.
Reafirmo ser boa tutora pelo simples fato de que a bicharada jamais me abandona, mesmo tendo que dormir na  caminha improvisada.

13 de outubro de 2011

Sou boa tutora 2ª parte

 Devem estar perguntando por que estou mostrando imagens repetidas e como pessoa "muito modesta" titulando-me boa tutora. Explico. Estava participando, numa rede social, de um grupo que ama gatos e, sempre pensando que meus tutelados são os mais lindos, os que fazem as poses mais charmosas, postei uma foto do Mimoso sentado na mureta da sacada do quarto. A maioria comentou sua beleza, mas uma resolveu "berrar" que eu deveria colocar rede na sacada. Estou fora do grupo porque já cheguei na fase 4 dos protetores de animais.
Ontem errei na contagem dos gatos, são apenas 25, não tem jeito, matemática zero.  
 Considero-me boa tutora porque convivo com os gatos, eles não estão apenas enfeitando minha casa, e cuido, na medida do possível para que não saiam para passear. Com isso, já gastei o que não tinha para colocar grades e cercas metálicas. Adiantou? Não para todos. O Mimoso pula o portão da Hauskatzen (já foi mostrado) mas não sai pela outra cerca. Fica horas sentado no muro, no lado de dentro e assim como sai pulando o portão, volta. 
O Lelo Boêmio, tentei obrigá-lo ficar com os gatos de cima e ele fez greve de fome. Agora sai quando quer, fica até uma semana passeando e volta de barriga cheia e perfumado. Aqui, repousando, curando a ressaca.
A Dulce, que aparece amamentando os Ninos não fica dentro de casa quando não quer. Arrancou todas as cortinas da janela do ex atelier, tentando sair porque a porta da sacada estava fechada e é por ali, pulando na árvore canela que sai.
Os gatos de baixo foram criados soltos, mas preferem ficar dentro de casa ou no máximo na lateral onde fica estacionado o carro. Mimi esparramado no sofá da sala.
Aqui posando de enfeite no aparador.
Ruby explorando o microondas 
aqui tomando banho de sol sobre a mesa da cozinha
e Kity dormindo sobre o forno elétrico e ao fundo a cortina, manchada com seu xixi (só vi agora mas aproveito a foto assim mesmo)
Mais uma vez saliento que meus gatos e gatas são castrados, mesmo os cinco que passeiam não irão aumentar a população felina.
Uma pergunta que não quer calar: será que gatos confinados em pequenos apartamentos, alguns em sacadas, passando o dia inteiro sozinhos são felizes? Minha opinião é que não são. A não ser gatos de raça, fabricados em gatis e que já perderam qualquer instinto, talvez por serem quase que robôs, sintam-se confortáveis assim.
Perceberam uma coisa? Dos meus vinte e cinco gatos, apenas cinco passeiam,  ou seja, 80% deles preferem ficar em casa.
 Bom seria se oitenta por cento dos jovens humanos preferissem ficar em casa com a família, a exporem-se aos riscos que atingem todos, ricos e pobres, bons e maus. Como são apenas vinte por cento dos meus tutelados que desejam explorar e exercer seus instintos, dei-lhes passe livre durante o dia.
O único que tem um desejo enorme de sair e hoje saiu porque a decisão, precisei tomar no reflexo: ou eu caia numa escada de mais de 20 degraus ou ele ia para fora. Optei pela segunda. Mas já retornou e está dormindo feliz. É o Nino Branco, mas esse cuido ao máximo para que não saia porque passa o tempo todo, quando acordado, resmungando parecendo bravo e as pessoas intolerantes dirão que ele é "louco", então melhor aqui dentro junto comigo.

12 de outubro de 2011

Sou uma boa tutora 1ª parte contagem da população felina

Resolvi fazer uma recontagem da população felina da casa. O blogger não está colaborando, as fotos estão demorando muito para baixar, quando baixam.
Então começarei pela Hauskatzen, localizada na parte de cima da casa.
Vamos aos nomes em ordem de chegada: Belo, Mitinha, Fiona, Cisquinho, Dinho, Mimoso, Amiga, Lelo Boêmio, Chuvisco, Minina, Luky, Nino Lelo, Preta Dulce, Manchinha, Preta Miti e Naná.
Então, na Hauskatzen são 17 (dezessete)
A seguir os "gatos de cima".
 Foto apenas da Katy Lu representando os outros porque o blogger ainda está demorando muito para baixar as fotos.
Contando: Katy Lu, Francisco, Zóio, Dulce e Nino Branco = 5 (cinco).
Os "gatos de baixo" são apenas três, já eram os gatos da casa, antes de iniciar o acolhimento, quase que coletivo.
 São eles, Kity, Mimi e Ruby.
 17+5+3=25.
Assim, convivemos em paz e harmonia com vinte e cinco gatos! 
Continua...

11 de outubro de 2011

Confusão na alma

Saudades da minha mesa de trabalho, atualmente nua, da máquina de costura, agora fechada, dos panos, trancados  no armário, dos moldes dobrados, das revistas guardadas. 
O tempo para os "Panos" que já era pouco parece não existir mais.
Difícil tarefa que a vida reservou, tratar a mãe como criança desobediente, a paciência que pensei ter adquirido já não é a mesma.
Hoje, mais uma queda e algumas manchas roxas por fazer o proibido...
Tento manter o bom humor mas é muito difícil assistir a decadência do corpo e mente de quem nos deu a vida.
Seu rosto perdeu os traços alegres, restam apenas rugas de amargura, nada mais lhe interessa, e eu impotente, perdida sem saber como, ou, sem poder ajudar, intuindo apenas o que lhe pode agradar. Às vezes acerto, outras não.
Mas, entre todas as mazelas, nesse instante estou recebendo o carinho do Kity, ronronando deitado no meu colo enquanto escrevo, algo que há vários anos ele não fazia. Preciso cuidar com o movimento da mão direita pois ele colocou sua patona sobre ela e se colocar as garras aumentará minha coleção de cicatrizes.
Kity é o frajola o outro é o Mimi.

10 de outubro de 2011

Ter e não valorizar

Muitas coisas, as temos e não valorizamos. Mas, o afastamento mesmo que temporário, traz um misto de saudade e esperança de voltar a ter. Há mais ou menos vinte dias fui obrigada a deixar minha cama para estar em um quarto mais próximo da mãe enferma.
Francisco está sentindo falta, a cama está lá mas a parceria não.
Nausy está dormindo na sala, sozinha porque no quartinho que provisoriamente estou, as pequenas preenchem o espaço.
Tenho certeza que Francisco é quem mais sente a falta, várias vezes deixei de guardar o pijama para que ele pudesse mesmo durante o dia ter meu cheiro por perto.
Pícolo continua dormindo comigo, mas não é a mesma coisa que todos reunidos.
Aqui uma pequena amostra de quando dormíamos juntos. Na foto Francisco e Bina, mas faltam ainda Nausy, Pudim, Fi, Pícolo, Nino Branco e Katy Lu.
É assim, vinha reclamando da cama há muitos meses, querendo montar um quarto novo justamente onde hoje estou improvisando. Reclamava que minha cama estava velha, feia, queria renovação. Hoje quero apenas voltar à ela, mesmo que feia e velha, mas minha e com a parceria.

9 de outubro de 2011

Da Ilha da Pintada para Novo Hamburgo

No início de junho esses dois cãezinhos foram resgatados na Ilha da Pintada, um dos locais mais pobres de Porto Alegre. Foram cuidados, tratados, vacinados, castrados e colocados para adoção. A recuperação dos dois deve-se ao trabalho do Mural dos Bichos (muraldosbichosrs@gmail.com).
Minha filha e genro eram tutores de um cãozinho, já idoso, encontrado por ela vagando pela rua, sarnento, com carrapatos e desnutrido. Foi acolhido, recuperou-se mas era portador de enfermidade cardíaca e depois de cinco anos de convivência partiu em setembro para a Ponte do Arco Íris. Preto era sua cor e seu nome. Foi muito amado e deu muito amor, jamais será esquecido.
Ficou difícil para Aline e Gustavo chegarem em casa à noite e não ter ninguém para recebe-los e então decidiram procurar um novo amigo.
Encontraram, não apenas um, mas os dois queridos que haviam sido resgatados pelo Mural dos Bichos.
Aqui estão os dois, Laika e Bob, já em sua nova casa, curtindo o sofá. 
 Aqui, na cama do casal,
Enquanto Laika cochicha no meu ouvido, Bob tenta ouvir o "segredo".
Durante o dia, quando estão sós, eles permanecem no quintal, cuidando das flores e do gramado.



 Laika repousando na poltrona,
 enquanto Bob faz pose no sofá!
Pequeno detalhe sobre a adoção. A procura era por um cão de porte pequeno mas, além de terem sido adotados dois, o porte até pode ser pequeno mas pesam em torno de dez quilos cada um. Então, digamos que são porte pequeno+ + + !