"Onde reinam intenções honestas,
mal entendidos podem ser curados
com rapidez e eficácia."

13 de abril de 2011

Páscoa

Sinto grande prazer em decorar a casa para  dois grandes eventos anuais. A Páscoa e o Natal. Deixando o sentido religioso de lado, em termos de festa e decoração, prefiro a Páscoa.
Nos últimos anos a decoração deixou à desejar porque a ausência dos filhos diminuiu a vontade de colorir a casa e preparar as deliciosas bolachinhas de mel. Sou muito saudosa das reuniões familiares realizadas em anos passados.
A Páscoa mais recente de que tenho registros fotográficos foi a de 2005. O filho e a nora residiam aqui e a filha e genro vieram passar o feriado conosco.
Passei vários dias preparando os enfeites para a cerca no quintal. O Bóris insistiu em aparecer na foto, talvez prevendo que seria a última (morreu envenenado).
O Coelho é de soft, camisa em algodão estampado e a calça em algodão cru. Os coelhinhos e flores foram feitos em E.V.A.
Para recepcionar os visitantes, quatro coelhas faceiras estavam posicionadas na escada. O gato é o Kity e o cão era visita! Fiz as coelhas com garrafões plásticos, de água mineral, de cinco litros, os vestidos eram de T.N.T, cabeça de isopor, braços e orelhas em E.V.A.
close das coelhas
Na sala, decorei a antiga máquina de costura de minha avó, hoje usada como aparador.
A família coelho, cujos moldes copiei de uma revista Burda alemã, bem antiga é composta pelo papai, confeccionado em feltro branco, usa calça estilo jardineira em feltro verde com bolso frontal e camisa em flanela xadrez. Mamãe coelha é moreninha, usa calçola e blusa em cetim branco, vestido estampado em rosa e sapatilhas em crochê rosa com solado em courino branco. O bebê coelho saiu à mãe. É moreninho, sua roupinha é estampada em azul e o edredon e traveseiro foram confeccionados em tecido de fralda!

A cesta está repleta de saquinhos de celofane com bolachinhas de mel e estão devidamente "cuidados" por dois coelhos em soft.

Os quadrinhos na parede fiz com moldura de porta retratos (1,99) adornados com figuras e flores em biscuit.
Os outros cenários da decoração também são figuras em biscuit e outros materiais, montados sobre círculos de juta, polvilhado com erva doce (o aroma era delicioso).


Terminando as fotografias da Páscoa de 2005, deixo a minha com a Ursa e a Fi ladeadas pelas coelhas na escada.

12 de abril de 2011

Anos passam para tudo e todos!

Possuo vários móveis antigos, anos 40, 50 do século XX. São da mãe, mas moramos juntas e então já os considero "meus". 
Engraçado, a aparência dos móveis, assim como a do ser humano muda com o passar dos anos. No início, a mesa, cristaleira ou guarda louças são adornados com toalhas, guardanapos, vasos e bibelôs, assim como humanos usam batom, brincos e pulseiras para enfeitarem-se.
guardanapo imagem Google

Bibelôs diversos - imagem Google
Passa o tempo, os adereços não impedem que algumas marcas fiquem impressas nos móveis assim  como nos rostos e corpos. Às vezes um leve verniz renova o móvel e a maquiagem ou roupa disfarça algumas imperfeições.
Alguns anos mais e eis a realidade: ou mesa, cristaleira, cadeiras, rostos e corpos são completamente repaginados por  serrotes, lixas, bisturis, preenchimentos com várias massas, silicone, e outros instrumentos de tortura, ou chega a hora de serem apresentados tal qual estão! 


A mesa e cadeiras mostradas acima, fazem parte da decoração da casa de  Jasna Janekovic na Alemanha, (copiei do site decor8) e como é possível reparar, algumas peças devem ter recebido, com o correr dos anos algum ajuste, mas hoje as marcas do tempo são visíveis, e mesmo assim, sua utilidade foi preservada.
Não é a primeira vez que encontro em sites de decoração, móveis antigos não restaurados sendo usados. Deixo claro que certas coisas já vistas, por exemplo, estante escorada com tijolos em um lado, pilha de livros substituindo perna de mesa, não condeno mas também não concedo louvores.
 Voltando aos "meus" móveis, preservo os da copa da casa da mãe. Mudanças já foram efetuadas, uma por profissional e outra por mim. A cristaleira e o balcão estão no projeto do meu futuro atelier e a mesa e cadeiras estão em uso na cozinha.
Cristaleira/guarda louças

Balcão
 Tenho um sério problema com as cadeiras porque arrisquei, alguns anos atrás,  retirar o estofamento e refazer em casa sem auxílio de ferramentas profissionais. Lógico que deu tudo errado.


 Para completar, uma das minhas focinhos (cadela ou cachorra pode parecer pejorativo), a Nausy, tem o hábito de roer aquelas cadeiras e como minha proposta de reforma não deu certo, deixei que se divertisse roendo.
Nausy junto aos gatos, mostrando seus dentes roedores!
Então, apesar de estarem servindo para o fim a que se destinam, elas precisam de muito trabalho para ficarem apresentáveis. Mostro aqui o "antes"(atualmente é durante) e algum dia pretendo mostrar o "depois".
Pois é, fiquei nos móveis e deixei os corpos de lado. Mas o comparativo inicial entendo possível. Temos à disposição vários instrumentos que possibilitam chegar em idade avançada mantendo praticamente todas as funções. Para tanto, não fazer como fiz com as cadeiras, tentar resolver em casa, sem habilitação e instrumentos adequados as mazelas apresentadas. Medicina preventiva e curativa são tão úteis e necessárias para nós quanto marceneiros e estofadores são para mobília.
Quantas vezes deixamos "bichinhos" roerem nossa saúde e quando percebemos a recuperação torna-se complicada, senão impossível.
Bebês, crianças, jovens, são lindos por natureza. Adultos, desde que com parcimônia podem apelar para vários truques, mantendo o "frescor" por muito tempo. Já os maduros, aí considerando os maiores de sessenta e cinco anos, deixo um recado: mostrem a beleza interior presente em todos, sejam companheiros de filhos, netos, bisnetos, tenham amigos de todas as idades sem tentar imitar nem uns nem outros. 
Bebê linda! (eu)
Bisvó, avó, mãe e eu
Tudo e todos podem serem úteis, desde que mantido o bom senso!
Gatinha nascida dia 11.04.2011(Descuido)