"Onde reinam intenções honestas,
mal entendidos podem ser curados
com rapidez e eficácia."

1 de setembro de 2012

Bolos e gatos

Ultimamente ela tem feito bolos que aprende na "blogosfera", então eu, gato Nino que sempre estou sobre o armário da cozinha assistindo às misturas, resolvi mostrar o bolo de hoje.
O nome é meio comprido, bolo brownie de chocolate e maçã que ela aprendeu aqui
bolo enformado
bolo desenformado
O que achaste Galinha, até fiquei envergonhado, 
o que foi a bagunça que ela fez na cozinha?
Um horror, resolveu bater com a batedeira a manteiga com o açúcar numa tigela muito pequena e começaram voar ingredientes por todos os lados. Decidiu então fazer como a amiga havia feito, bater com a mão. Misturou os ovos à manteiga e o açúcar e não gostou da aparência, voltando a usar a batedeira. Aí não foi só manteiga e açúcar voando pela cozinha, os ovos também criaram asas. Façam a conta de quantos utensílios foram usados na "empreitada", além de garfos, facas, colheres de pau e de metal, pão duro, colheres- medidas, visualizei ainda um medidor para ingredientes secos, uma tigela para os ingredientes secos, uma tigela para a manteiga o açúcar e os ovos, uma tigela para derreter o chocolate, um medidor para medir a xícara de massa para misturar a maçã, um ralador, 
 e ufa, a forma para assar.
Mas o resultado valeu o trabalho, pena que ela não dará nem um pedacinho para nós pobres gatinhos.

30 de agosto de 2012

Escolham o título

imagem retirada do Google
Estranho iniciar uma postagem titulando-a "Escolham o título".
Há vinte e nove anos conheci um cantor de músicas gaúchas tradicionais. Encantei-me por sua voz e durante um longo tempo, quando as finanças permitiam viajei pelo Rio Grande do Sul para assistir suas apresentações.
Dono de uma voz grave, forte, em todos os festivais de música nativista gaúcha dos quais participou, sempre recebeu o título de melhor intérprete.
Compositor sensível e verdadeiro, canta o Rio Grande do Sul em versos ora comoventes, ora bem humorados, críticos ou suaves.
Tive o privilégio de ouvi-lo cantar informalmente vários tipos de música além da gaúcha. Canta inclusive MPB, mas sobressai-se como intérprete de boleros, milongas e tangos e com este último ritmo citado está percorrendo o Estado com o patrocínio do SESC (Serviço Social do Comércio), com o Show, João de Almeida Neto de todos os Tangos.
Vi o cartaz com a propaganda, apressei-me em comprar ingresso (muito barato), convidei um amigo e ontem, chegou o grande dia.
Carazinho possui uma casa de espetáculos maravilhosa a  Bier Site, com diversos ambientes e o escolhido para o show foi o Ópera Bier.
Tendo o início marcado para as 22h, os promotores do evento convidaram um trio local, que executa músicas gaúchas para às 21h mostrarem seu trabalho. Infeliz ideia. Embora muito bons os "guris", para cantar em CTG (Centro de Tradições Gaúchas), foi uma abertura completamente fora do contexto do show principal. Com isso, os jovens presentes na plateia "tomaram todas" na abertura, berraram, assoviaram, relincharam, sapatearam e assim que o show principal iniciou senti que aquilo não daria certo.
Pois, meia dúzia daquela "gurizada" continuou relinchando, sapateando e assoviando e como conheço muito bem o artista, falei para o amigo que me acompanhava: "essa atitude vai causar problemas".
Não deu outra, João cantou um, dois, três tangos, parou, tirou o casaco, arremangou a camisa, descaracterizando seu traje... deixou que o violonista (maravilhoso) e o acordeonista (fantástico) que o acompanhavam, solassem um pouco...
E pegou o microfone desabafando sua indignação.  Pediu que o público escolhesse o que ele deveria cantar, se suas músicas tradicionais gaúchas ou os tangos a que o show se propunha. Nós os apreciadores do tango, apenas com aplausos, perdemos para os relinchos, assovios e sapateados.
No final, quando a gurizada já havia caído embriagada e cansada de tanto fazer barulho, nos brindou João com mais quatro tangos maravilhosos.
Sinto pena dos jovens que tentaram estragar um espetáculo cultural e não conseguiram porque o artista e grande parte do público sabiam o que desejavam apresentar e ouvir.
Estes jovens, mal educados, aculturados, tentaram denegrir um ritmo considerado um Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, título concedido em 30 de setembro de 2009.

Deixo aqui um vídeo de uma canção que João de Almeida Neto apresentou noutro show. Foi uma das músicas com que nos brindou ontem à noite, para tentar acalmar a turba juvenil que ainda não aprendeu portar-se em público.

27 de agosto de 2012

Frio de renguear cusco e adormecer gatos

O frio voltou cruel. Temperatura oscilando durante o dia 
entre seis e oito graus centígrados.
Passei quase todo o dia numa poltrona enrolada num cobertor. Recuso-me por o pé pra fora de casa enquanto ao menos as nuvens não tornarem-se um pouco mais claras. 
O dia inteiro mais pareceu madrugada ou entardecer cinzento. 
Aí, é lógico que os gatos procuram o calor.
Mitinha diz: lá vem a Beth com a câmera na mão, deita aí Zóio que ela desiste.
- Ô Zóio, deita, não olha que ela nos esquece...
- Nino resmunga: Que saco, será possível que ela não pode nos ver deitados sem clicar na nossa cara?
- Griselda boceja: bem que vocês avisaram que o sono dos gatos a incomoda.
Zóio resmunga: vou tentar deitar no colo dela enquanto vocês ficam aí no chão duro, quase derretendo em frente ao aquecedor.
O único que não se mexeu foi o Mimi, a velhice o impede de incomodar-se com uma câmera fotográfica.