"Onde reinam intenções honestas,
mal entendidos podem ser curados
com rapidez e eficácia."

30 de agosto de 2012

Escolham o título

imagem retirada do Google
Estranho iniciar uma postagem titulando-a "Escolham o título".
Há vinte e nove anos conheci um cantor de músicas gaúchas tradicionais. Encantei-me por sua voz e durante um longo tempo, quando as finanças permitiam viajei pelo Rio Grande do Sul para assistir suas apresentações.
Dono de uma voz grave, forte, em todos os festivais de música nativista gaúcha dos quais participou, sempre recebeu o título de melhor intérprete.
Compositor sensível e verdadeiro, canta o Rio Grande do Sul em versos ora comoventes, ora bem humorados, críticos ou suaves.
Tive o privilégio de ouvi-lo cantar informalmente vários tipos de música além da gaúcha. Canta inclusive MPB, mas sobressai-se como intérprete de boleros, milongas e tangos e com este último ritmo citado está percorrendo o Estado com o patrocínio do SESC (Serviço Social do Comércio), com o Show, João de Almeida Neto de todos os Tangos.
Vi o cartaz com a propaganda, apressei-me em comprar ingresso (muito barato), convidei um amigo e ontem, chegou o grande dia.
Carazinho possui uma casa de espetáculos maravilhosa a  Bier Site, com diversos ambientes e o escolhido para o show foi o Ópera Bier.
Tendo o início marcado para as 22h, os promotores do evento convidaram um trio local, que executa músicas gaúchas para às 21h mostrarem seu trabalho. Infeliz ideia. Embora muito bons os "guris", para cantar em CTG (Centro de Tradições Gaúchas), foi uma abertura completamente fora do contexto do show principal. Com isso, os jovens presentes na plateia "tomaram todas" na abertura, berraram, assoviaram, relincharam, sapatearam e assim que o show principal iniciou senti que aquilo não daria certo.
Pois, meia dúzia daquela "gurizada" continuou relinchando, sapateando e assoviando e como conheço muito bem o artista, falei para o amigo que me acompanhava: "essa atitude vai causar problemas".
Não deu outra, João cantou um, dois, três tangos, parou, tirou o casaco, arremangou a camisa, descaracterizando seu traje... deixou que o violonista (maravilhoso) e o acordeonista (fantástico) que o acompanhavam, solassem um pouco...
E pegou o microfone desabafando sua indignação.  Pediu que o público escolhesse o que ele deveria cantar, se suas músicas tradicionais gaúchas ou os tangos a que o show se propunha. Nós os apreciadores do tango, apenas com aplausos, perdemos para os relinchos, assovios e sapateados.
No final, quando a gurizada já havia caído embriagada e cansada de tanto fazer barulho, nos brindou João com mais quatro tangos maravilhosos.
Sinto pena dos jovens que tentaram estragar um espetáculo cultural e não conseguiram porque o artista e grande parte do público sabiam o que desejavam apresentar e ouvir.
Estes jovens, mal educados, aculturados, tentaram denegrir um ritmo considerado um Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, título concedido em 30 de setembro de 2009.

Deixo aqui um vídeo de uma canção que João de Almeida Neto apresentou noutro show. Foi uma das músicas com que nos brindou ontem à noite, para tentar acalmar a turba juvenil que ainda não aprendeu portar-se em público.

12 comentários:

  1. Olá adorei teu blog guria,também sou gaúcha
    Tua postagem tem total fundamento a juventude hoje e muito mal educada e não sabe se comportar nos lugares se acham os donos da festa porque são jovens.
    Amo as músicas deste maravilhoso intérprete, ouvir suas canções faz agente viajar no sentimento e na vida.
    Parabéns pela postagem
    Um forte abraço
    Fique com Deus

    ResponderExcluir
  2. Para mim não entrou nenhum vídeo aqui. Talvez seja minha internet...
    Nossa, que pena ter acontecido tanta coisa desagradável. Mas no final, vocês tiveram quase um espetáculo privado de ópera :) Guarde isso para ti... o resto, nem dê importância.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Como tem pessoas mal educadas, não fui nesse show de ontem,queria ter ido mas não deu. Mas no inicio desse mês fui na encenação da batalha do pulador, e na minha engenuidade achei q por ser uma apresentação tradicionalista as pessoas q pagaram e se deslocaram até lá seriam umas pessoas educadas engano meu, ainda não consegui entender porque muitas pessoas foram até lá para comer, beber, ficar subindo e descendo das arquibandas e berrando com as outras durante o espetáculos, e ainda ficar na frente daquelas pessoas q foram lá para prestigiar e olhar o espetáculo, eu perdi a conta e também a paciência com as pessoas q chegaram atrasados e ainda quebraram a exigencia da organização q era não chegar perto da cerca por motivos de segurança do proprio publico, mas muitos instiram em ficar na cerca e me impedir de ver a apresentação, lamentavel mesmo, as atitudes das pessoas, assim como lamentavel a atitudes dessas piazadas q ontem envergonham as pessoas q estavam lá no show para prestigiar esse cantor.

    ResponderExcluir
  4. Realmente os valores mudaram muito ...uns até deixaram de existir ... Penso que nessa mudança muitas coisas se perderam .. e claro que alguma coisa foi ganha !!! Mas não consigo deixar de ter saudades de um tempo mais tranquilo, mais calmo, mais respeitoso e com mais responsabilidade !!!

    ResponderExcluir
  5. Beth querida, infelizmente a juventude de hoje em dia pensa que diversão é encher a cara e, não enxergam que a vida não é assim. Não valorizam em nada a cultura de nosso país. Ainda bem que deu pra aproveitar ao menos um pouco o show.

    Beijos, Néia

    ResponderExcluir
  6. Me revolta essa manifestações de falta de educação e respeito.
    Tem gente que acha que sair e encher a cara é que é legal, e pouco importa respeitar os outros. Muito triste isso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Falta de educação é uma das pragas dos tempos atuais, impressionante!

    ResponderExcluir
  8. Amiga!!fico triste em saber que esta juventude vai nos lugares para perturbar..e a falta de respeito é algo....acredito que a gente sente vergonha ....bjs

    ResponderExcluir
  9. Beth querida amiga, eu adoro esse cantor, que honra teres visto a apresentação, quem não aproveitou, perdeu, fico tremendamente indignada também, adorei o post, linda música, parabéns pelo post, bjos, um lindo final de semana prá ti, continuo no mesmo lugar quuando quiseres me visitar, apareça, a casa é sua.

    ResponderExcluir
  10. Na minha infância e adolescência, esperávamos, ansiosamente, uma vez por ano, a Seara de Carazinho, festival onde este artista sensacional concorria com tantos outros de nível parecido. Naquela época, escutávamos as músicas, acompanhávamos com palmas mas respeitávamos os artistas. Deve ser por isso que até hoje,uns 20 e tantos anos depois eu ainda lembre das letras de músicas primorosas como Nova Trilha e Guri (de Cesar Passarinho), da época em que os guris queriam que "das roupas velhas do pai" a mãe fizesse uma "mala de garupa e uma bombacha". Realmente está faltando bombacha pra essa gurizada de hoje, uns fúteis e vazios que precisam mesmo ficar com o tchu e o tcha, porque de poesia e música de verdade poucos entendem... Ah que saudades da educação...

    ResponderExcluir
  11. Eu também não consigo entender esses jovens. Meus filhos são inteligentes, educados, carinhosos mas bebem! Eu sei que respeitam as pessoas e não dão vexame mas pra quê precisam beber tanto? No aniversário da Júlia muitas pessoas deram bebida de presente! E bebidas caras! Eu sei que nós somos uma família unida e sempre presente na vida deles mas eu vejo que os outros pais nem se interessam e até evitam os próprios filhos. Eu sempre fui motorista de todos e agora que a maioria dirige fico morrendo de medo que bebam e dirijam por aí desse jeito. Espero que mesmo assim você tenha curtido a noite de música gaúcha.
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  12. Amiga Beth!!!
    Inicialmente quero lhe agradecer pela visita e pelos votos de plena recuperação de minha adorada mãezinha. Graças a Deus ela está bem melhor. Quanto ao seu texto, e de antemão já lhe sugiro que o título do que você discorreu, seja "O PORRE DA MÁ EDUCAÇÃO".Eu penso que nesse caso, cada um comparece a um show que melhor lhe convier.Se esses jovens que beberam além da conta, foram para assistir um show de rock, por exemplo, até vá lá não é mesmo, mas o momento acredito eu, era para um público mais sério e de gosto cultural voltado para as raízes gaúchas.Contudo, espero que ao final, você(e o cantor)tenham gostado da noite.Tudo de bom, beijos no Mimi e em todos os nossos amiguinhos.Feliz fds.Bjs, Rubi.

    ResponderExcluir