"Onde reinam intenções honestas,
mal entendidos podem ser curados
com rapidez e eficácia."

30 de junho de 2012

Preciosidades, revistas antigas

Entre os guardados da mãe encontrei estas preciosidades. São revistas editadas no início da década de 1940, pois com se vê, embora não haja data na revista que comprove, a moeda era o Réis.
A mãe sempre gostou de bordar e seu enxoval era muito rico em bordados e rendas. Rico em formosura, não em $ pois embora a família fosse estável financeiramente, tecidos importados eram impraticáveis. Então a Lilly bordadeira, mesmo em tecidos simples conseguiu imprimir seus pontos no enxoval.
Para quem como ela adorava bordar, estas revistas auxiliaram muito. Naquela época as roupas eram confeccionadas em casa, desde a calcinha ao vestido de noiva, no interior do Rio Grande do Sul, distante quatrocentos quilômetros da capital, as revistas sempre foram companheiras de trabalho e lazer.
E, para ser uma verdadeira esposa, certamente o "Annuario das Senhoras" era o livro de cabeceira das mulheres pois  "É o manual necessario á consulta do bello sexo, pois contém linda collecção de contos, poesias, chronicas de interesse feminino, curiosidades e um sem numero de assuptos de palpitante attracção para as senhoras, como sejam os mais completos sobre modas, elegancia e ensinamentos uteis para o lar. ANUARIO DAS SENHORAS é um luxuoso volume repleto de bellissimas gravuras, de preciosos conselhos para as senhoras e senhoritas nas horas de lazer, é o amigo e o conselheiro do lar."
Lindas calcinhas, maiores que muitos shorts 
usados na rua hoje. 
Belo pijama, com seus complementos,
descritos aqui
Alguém usou "liseuses"? Eu sim, quando meus filhos nasceram, tricotei três modelos para usar na maternidade. Não eram tão lindas como as da foto mas fizeram sucesso.
Show de pijama em preto e branco
Magnífico "peignoir" em "setim  laquê grenat, guarnecido com renda milaneza executada com fita e fio prateado".
Pensam que as crianças escapavam da moda? Segue o modelito mostrando que também usavam tecidos nobres e bordados.
Querem saber por que estou mostrando a moda dos anos 40 para lingerie? É que estou com umas caraminholas na cabeça
 e se der certo contarei.
E também, para informar que não adianta torcerem o nariz para meus equívocos na língua portuguesa, pois já passei por tantas mudanças ortográficas que já nem lembro se pijama se escreve com "i" ou "y", já que o y voltou para o alfabeto brasileiro... E agora, na era Chayenne, complicou mais ainda. Portanto, desejando corrigir-me, deixe comentário, mas não anônimo pois excluo.
 As mudanças e modismos na língua portuguesa (ou deveríamos dizer brasileira) são mais variadas que os da moeda brasileira. 

29 de junho de 2012

Justifica-se a infidelidade?

Justificando minha infidelidade aos fiéis leitores do blog, mostro um pouco da rotina diária desde que os filhotes (onze) cresceram e não encontraram adotantes desejosos de assumir responsabilidades. Enquanto dependiam das mamães gatas, 
ou da mãe adotiva (Katy Lu) 
que cuidou dos minúsculos que vieram da ACAPA, (observem o Frajolinha mamando e nem filho dela é, além dela já estar castrada)  era tudo tranquilo, as mamães encarregavam-se da alimentação, ou parte dela e principalmente, 
da higiene dos filhotes.
Alem disso, estou restringindo aos gatos o uso de todas as peças da parte de cima da mansão, para deixar as peças habitáveis por seres humanos! Abaixo, a única remanescente da turma "de cima", a Minina que permanecerá lá pois briga e apanha dos outros. Nesta foto ela está "ocultando" o Lelo (vejam o rabinho), na tentativa que eu não o encontre para colocar pra fora.
Nino na escada, tentando subir na parede.
À tarde Pudim foi para o banho e tosa e,
 a Dra. Ana descobriu uma bolota na mãozinha dela.
Pra compensar o estresse do banho e tosa, 
ganhou uma blusinha nova.
Momento do jantar em família
Jantar em família 2
Jantar em família 3
Os lindões, Mimoso e Mabel.
Belo observando do "alto"da máquina de lavar,
 a "gataiada" jantando.
Nos intervalos da rotina de cuidadora de casa e de animais,
 consegui tricotar um casaco
e fazer estas deliciosas bolinhas de amendoim, uvas passas, ameixas secas, aveia, óleo de linhaça e gergelim. A receita original das "bolinhas" está aqui.
Então minhas queridas e queridos, 
são justificados meus breves "desaparecimentos"?