"Onde reinam intenções honestas,
mal entendidos podem ser curados
com rapidez e eficácia."

28 de janeiro de 2011

Corte e Costura

     Hoje comprovei mais uma vez que  pensamentos e também palavras imprimem-se de tal maneira no subconsciente, dificultando mudanças. Digo isso porque tenho o hábito de pensar e falar que não sei costurar (roupas). Outras coisas costuro, à mão e com máquina facilmente.
     Comentei ontem que iria iniciar a confecção de um vestido para minha filha, o que de fato fiz. Comprei o pano pela manhã e à tarde juntei régua, tesoura, lápis, etc. e com as medidas da filha tentei por mais ou menos duas horas, fazer o molde do tal vestido, simples, uma regata longa.
     Confesso que nos anos 1980, tentei iniciar um curso de corte e costura mas minha paciência na época impediu qualquer progresso. Desisti mas havia adquirido o material, um livro e régua especial e guardei. Foi com o método do livro que iniciei a empreitada de hoje. Conclui o seguinte: devo ter desistido do curso porque o livro é muito complicado.
     Pois bem, como adoro objetos antigos, guardei um caderno de um curso de corte e costura que minha mãe fez em 1963 e pedi socorro à ele. Maravilha, minha mãe sempre foi muito caprichosa e detalhista. Mínimos detalhes explicados de maneira simples. Menos de 15 minutos e os moldes estavam prontos.
     Aí, com a supervisão do Francisco (gato) passei o molde para o tecido.

Francisco segurando o pano

Francisco observando o corte

     Finalmente, sob o olhar do "Cisquinho" o vestido foi cortado. Amanhã passarei à costura. Ah, esqueci de dizer, cortei muito curto, esqueci da barra para virar. Mas isso não é problema, criar é comigo!
     Até amanhã.

27 de janeiro de 2011

Instabilidade X Estabilidade

Céu de Janeiro
Pode ficar assim
E, eis o Arco Íris

    Assim como a meteorológica, a instabilidade e estabilidade pessoais apresentam-se de várias formas. Céu lindo, nuvens negras, arco íris.Ou, estabilidade chuvosa, nuvens negras eternas, céu sempre azul...
  Cada um vê as formas apresentadas  à sua maneira. Existem aqueles que se deslumbram com as várias apresentações celestes na sua diversidade e outros que detestam nuvens carregadas, têm até medo delas e, também têm aqueles para os quais aparentemente, nem o arco-íris emociona. Permanecem estáveis sem demonstrar emoções, estejam  felizes ou tristes.
  Prefiro a instabilidade que ora remete à alegria com chuva ou solidão iluminada pelo sol, tristeza com matizes coloridos,  ou alegria sob nuvens. Jamais o marasmo estável, a falta de expressão.
  Deixar de demonstrar sentimentos, cedo ou tarde leva à solidão.
 Emoções  entronizadas no ser humano, se não forem expostas, podem causar explosões tais, cujo impacto é semelhante ao de tempestades meteorológicas.
  Então, façamos como o céu, mostremos nossas cores, sejam elas claras ou escuras, sempre respeitando quem não concorda com nossas cores, mas nunca deixando de buscar o progresso, a harmonia. 


Amanhã irei encarar um desafio: confeccionar um vestido para minha filha! Gosto muito de costurar, mas roupas não são meu forte. A responsabilidade será toda minha, desde a escolha do tecido até a barra final. Prometo mostrar todos os passos e o resultado!

26 de janeiro de 2011

Retomando o Blog


Fiapo, mascote do blog

Passaram-se nove meses após a criação do blog "Coisas e Panos da Beth" e hoje, 25 de janeiro de 2011, resolvi investir aqui novamente.
O ano de 2010 trouxe opostos infinitos. Alegria indefinível com a chegada do primeiro neto, de uma sobrinha neta, crescimento pessoal sensível e, por outro lado tristeza imensa, com a partida de minha única sobrinha, aos 37 anos.
Sei que no início os posts serão simples, talvez não chamem atenção, mas com o passar do tempo certamente "Coisas e Panos da Beth" terá seus seguidores.
Preciso mencionar que o blog que inspirou-me a criar um é o "Saladala". No blog da Laély encontrei várias sugestões de decoração, trabalhos manuais, artes, música, "comidinhas" bem como amor à família, a natureza e aos animais que são os "combustíveis" que me movem. Também ali encontrei indicação de outros blogs muito interessantes.
Manterei a idéia inicial do blog, mas ao longo do tempo buscarei demonstrar aos leitores como é o dia a dia de quem convive com vários cães e gatos, praticamente no mesmo ambiente, e ainda assim consegue administrar a casa, fazer companhia para a mãe idosa, lidar com "panos e linhas", curtir vez em quando os filhos e neto e aí entenda-se viajar, porque não residimos na mesma cidade.
Enfim, mostrarei que com boa vontade e amor muita coisa pode ser feita!