"Onde reinam intenções honestas,
mal entendidos podem ser curados
com rapidez e eficácia."

9 de novembro de 2011

Agenda 2012 em busca da saúde!

Parece estar tudo de cabeça para baixo (Nino Branco)
Faltam menos de 7 horas para minha internação e menos 24 horas para a cirurgia.
Pretendia escrever somente após a alta, mas mudei de ideia. Também a causa da cirurgia, embora alguns familiares e amigos saibam  não iria divulgar.
Mas, pensando melhor, decidi que posso ajudar mais pessoas divulgando do que escondendo.
Sim, há um câncer no meu útero e amanhã será extirpado, vamos acreditar que sem maiores consequências.
Desde que recebi o diagnóstico, procurei colocar em prática tudo o que conheço através do estudo da Ciência Cristã, com o auxílio de um querido professor e praticista. 
Sei que minha tranquilidade está surpreendendo a muitos, mas sem ela tudo seria mais difícil. Estou cuidando da minha mente e deixando para a equipe médica as decisões quanto aos procedimentos.
Abro agora meu coração para recomendar a todas as mulheres, reservarem um dia na agenda de 2012,  par a  serem feitos exames que certifiquem tudo estar bem com a saúde. Nunca gostei do nome dado ao exame citopatológico do colo do útero, vulgar e corriqueiramente chamado de "pré câncer". Pré para mim significa "antes" e nem todas as mulheres que farão o exame, terão câncer de colo do útero. Pré, também não  deve significar "preventivo" porque mera coleta de material não previne coisa alguma. Vale salientar que o exame de colo do meu útero não apresentou nenhuma alteração. Portanto, queridas mulheres, exijam exames de imagem, principalmente aquelas que já possuem um nº5 antes das outras unidades da idade.
Sei que nem todas possuem bons planos de saúde e que muitas dependem do SUS. Por isso mencionei a agenda de 2012. Iniciem em janeiro procurando o Posto de Saúde do seu bairro, exija consulta com ginecologista e à esse, exija o seu direito, que é igual para todos constitucionalmente, de ser submetida à ecografia transvaginal, mamografia e eventualmente outros diagnósticos por imagem. De nada adianta a Presidenta Dilma ir às redes de televisão, como ontem à noite, tentar mascarar a realidade da maioria da população brasileira, se nem os exames que salvam vidas podem ser feitos.
Desde que minha filha e genro insistiram em presentear-me com um ótimo plano de saúde, sempre fiz exames anuais, em outubro ou novembro, com exceção ao ano de 2010, ano excepcionalmente diferente dos demais, com muita tristeza e muita alegria, ocasiões em que atos práticos como exames médicos são preteridos. Perceberam a sutileza das enfermidades? Está certo que venho de alguns anos de estresse muito forte, doença da mãe, desavença (velada) com familiares e conhecidos, rotina estafante sem pausa, distância dos filhos, sonhos adiados, preocupação com os animais, cobranças...
Estou como já falei, calma em relação à cirurgia e a tudo que possa vir após, meu útero foi imprescindível quando abrigou meus dois filhos e pode agora sair de cena. 
Mas, minhas queridas leitoras e seguidoras em idade fértil, cuidem-se, amem-se e distribuam amor. Livrem-se de qualquer pontinho de amargura, inveja,  pensamentos negativos de qualquer espécie e inundem-se de Luz, Amor, Vida, Esperança.
Continuemos amando muito nossos semelhantes, minerais, vegetais, animais e o ser humano criado a imagem e semelhança de Deus, não de um deus antropomorfo, barbudo, intolerante, voluntarioso e vingativo mas do único Deus que é Espírito, Vida, Verdade e Amor. Aquele Deus cujo reino está dentro de todos nós.

Representando os gatinhos, Belo falante e
Fi estilosa!
Provavelmente amanhã estarei assim, como o Mimi, 
querendo só dormir...
Ao retornar às postagens diárias, prometo o 
"Diário da Recuperação"!