"Onde reinam intenções honestas,
mal entendidos podem ser curados
com rapidez e eficácia."

21 de maio de 2011

Dicas para gateiros - ração

Hora do jantar
A partir do momento que decidi "contar" quantos gatos aqui residem, parece que os números resolveram multiplicar-se!
Enquanto mal passavam de uma dezena, a alimentação por mais de três anos vinha sendo com uma ração premium. No entanto, a partir do final de 2010, como falei, os números multiplicaram e estão próximos a três dezenas. O pacote de 8Kg que era consumido em uma semana, gradativamente foi aumentando.
Fazem dois meses, a indústria fabricante da ração ficou dez dias sem produzir, alegando mudanças na fábrica. A mudança feita refletiu na ração e alguns dos gatos residentes apresentaram mudança na consistência das fezes. Não era diarréia, porque a quantidade permaneceu a mesma, mas a "qualidade" deixou-me com os cabelos em pé! Não perderam peso, mantiveram as atividades habituais, mas minhas atividades na limpeza complicaram.
Isso, sem falar que o preço do quilo daquela ração varia, de uma loja para outra, entre R$7,00 e 7,50. Reclamei com o revendedor, culpei produtos de limpeza usados no chão, ou borrifados no ambiente, mas não pensei em mudar a ração.
Ocorre que sábado passado, terminou a ração e não encontrei nos revendedores. Fui obrigada a encontrar alternativa. Decidi então testar sábado e domingo uma ração não premium, que adquiri num supermercado. Deu certo, as fezes firmaram e todos comeram sem reclamar. 
Resumo da ópera: os felinos estão alimentados e saudáveis e nossa despesa com ração diminuiu em 40%. 
Mimoso, guardião dos potinhos para ração!
A decisão de estabelecer definitivamente a mudança não foi por impulso mas, procurei lembrar-me como alimentávamos nossos gatos no passado, quando éramos quatro pessoas na casa, com renda muito menor que a atual. Aí, lembrei que minha mãe fazia a "comida" dos gatos consistindo em arroz, aquele "especial" para animais domésticos, baratinho, cheio de impurezas, e, um pouquinho de carne moída de 2ª, sem nenhum grão de ração. Todos viviam felizes, morriam apenas quando havia "surto" de envenenamento ou atropelados (ainda possuíam liberdade de ir e vir).
Concluindo, gatos precisam de alimentação, higiene, caminhas limpas, areia sanitária, segurança na medida do possível, mas principalmente a maior necessidade é CARINHO, TOLERÂNCIA E RESPEITO e a saúde e longevidade serão consequências das três palavras acima!

Mimi esperando alguém abrir a torneira!

Kity mostrando que é quase do tamanho do fogão à lenha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário