"Onde reinam intenções honestas,
mal entendidos podem ser curados
com rapidez e eficácia."

24 de agosto de 2011

Cães, lugares apertados e gravidez psicológica

Temos em casa, quatro casinhas para cachorros. Uma gigante, uma grande, uma média e uma pequena.
A casa gigante foi adquirida quando a Tita veio morar aqui. Às vezes a casa é usada como depósito de panos (caminhas) e pratos, quando venta norte sinalizando chuva e as cadelas se unem na empreitada de guardar suas "coisas".
A única casa usada para o fim a que se destina, ou seja alojar um cão, é a pequena onde a Mula, depois que Kida passou a Ponte do Arco íris, fez sua morada.
 Difícil entender como consegue entrar de frente, fazer a volta e ficar com a cabeça virada para fora.
Tita, por sua vez, adotou desde ontem à noite a casinha média. Parece um caracol com a casa nas costas.
Hoje, quando Ana chegou, as cadelas não  latiram,  isso é completamente anormal. Primeiro pensamento: foram envenenadas (estamos escaldadas, já aconteceu envenenamento coletivo aqui).
Nada disso, Tita está com gravidez psicológica e seu bebê é um sapato velho, casualmente a cor é a mesma das suas orelhas.

É a primeira vez que isso acontece na nossa casa. Procurei alguma coisa na internet sobre o assunto e encontrei texto muito interessante, de Alexandre Rossi.
Transcrevo parte. 
"O que fazer?
Quando ocorre a gravidez psicológica, há quem deseje interrompê-la para a cadela voltar logo ao normal. Medicamentos que inibem a prolactina fazem cessar rapidamente a produção do leite e o comportamento maternal."

Como sou contra medicar sem necessidade, farei como Rossi declara abaixo:

"Sem medicação, a gravidez psicológica costuma terminar em duas semanas. Alguns proprietários preferem aproveitar essa fase para admirar o comportamento materno das suas cadelas. Apreciam vê-las adotar e proteger os filhotes imaginários, na forma de bichos de pelúcia, de bolinhas e até de controle remoto de TV! Uma das atitudes destinadas à proteção dos filhotes é cavar – serve para lhes preparar uma toca." 

Pretendo aproveitar ao máximo esse período,  já que filhotes são vedados aqui.

"Devemos retirar os filhotes imaginários?
Algumas pessoas, para impedir que a cadela adote objetos, têm atitudes como tirá-la do cantinho que escolheu e esconder seus brinquedos. Tais procedimentos podem aumentar a ansiedade da cadela e estimular comportamentos compulsivos. Deixá-la a vontade é a maneira mais respeitosa de lidar com a situação. "

O filhote não será retirado, Tita ficará à vontade, enquanto durar o desejo de cuidar do bebê-sapato.

"Evitar agressividade
A cadela pode ficar com ciúme dos filhotes imaginários e se tornar agressiva para protegê-los. Mostre que você não irá roubá-los. Para isso, ao se aproximar dela, ofereça um petisco ou brinquedo. A maioria das fêmeas deseja a aproximação de alguém que, além de não ser ameaça, traga coisas gostosa. "

O ciúme já foi manifestado e estamos chegando perto apenas para ver o bebê e elogiar!

"Complicações com as mamas
O aumento das mamas é normal durantes a gravidez psicológica e o leite produzido acaba sendo reabsorvido pelo corpo da fêmea. Mas às vezes ocorre a mastite – inflamação nas glândulas mamárias. Por isso, se surgirem carocinhos, dores ou pele avermelhada, não deixe de consultar um médico-veterinário. A produção de leite pode aumentar ou durar mais tempo se as mamas forem estimuladas. É melhor, portanto, evitar manuseá-las."

Ficarei atenta para evitar problemas com as mamas. 





5 comentários:

  1. Oh coitadinha!... dá uma pena quando elas tem gravidez psicológica, não é mesmo??

    Bjs, Néia

    ResponderExcluir
  2. Quando a Luna veio pra casa adotou um bichinho de pelúcia e levava a todos os lugares, com o tempo abandonou o bichinho e nunca mais demonstrou qualquer instinto materno. Dá muita pena quando eles sofrem por causa dessa gravidez psicológica. A Tita é linda e tem uma carinha muito doce.
    Estou colocando os comentários em dia...
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante, nunca vivenciei isso, mas quando morei em Cascavel, no Paraná, acolhemos uma cadela prenha, e depois de alguns meses que doamos os filhotes, meu tio me presenteou com um filhote de pinscher. Não demorou muito, a Kika adotou o filhote, e ela voltou a produzir leite para ele.

    Postei no blog parte do post, para que as pessoas possam se informar mais a respeito. Beijo, linda.

    http://aopdofogao.blogspot.com/2011/08/gravidez-psicologica-blog-coisas-panos.html

    ResponderExcluir
  4. Beth,

    A Scu sempre tem gravidez psicológica... a vet daqui ensinou a fazer compressa com arnica nas tetinhas para não doer e desinchar mais rápido... Era para diluir na água, mas acabei fazendo com arnica direto, e em uma semana acabou... porque ela não ficou mamando nas tetinhas (elas fazem isto às vezes...)...
    Beijinho

    Ana e Scully

    ResponderExcluir
  5. Oi Beth! A minha Tiffany periodicamente começava a esburacar meus canteiros; fazia isso por um tempo e depois parava. Quem me indagou se isso não ocorria cerca de dois meses após o período do cio e falou sobre a gravidez psicológica, foi o dono da Pet Shop onde faço as compras da gurizada. Ela nunca passou dessa fase dos buracos; não adotou "filhotes", nem sofreu alteração nas mamas. Beijos

    ResponderExcluir