"Onde reinam intenções honestas,
mal entendidos podem ser curados
com rapidez e eficácia."

14 de setembro de 2011

Hauskatzen - volta das férias

Durante as minúsculas férias, Hauskatzen ficou por conta da Ana.
Quando retornei, sábado à tardinha fui informada que tudo estava bem, com exceção do Vitinho que desde sexta feira recusava-se a comer e na quarta-feira havia fugido mas foi capturado. Perguntei se ela havia cuidado para que Lelo não saísse e ela disse que ele estava na parte fechada onde não poderia sair. 
Mas, quando subi, percebi que havia sido feita uma troca de lelos. Quem estava trancado era o Nino Lelo e o Lelo ex Boêmio, havia desaparecido. Paciência, fazer o quê? 
Procurei dedicar-me com mais carinho ao Vitinho, para que ele comesse. Em vão e para complicar mais um pouco, ainda fugiu, pela sacada da Dulce segunda e terça feira. Foi até a casa de um vizinho em frente a nossa, onde durante o dia ninguém circula e à tardinha voltou. Não fiquei preocupada porque sei que gatos buscam o que é melhor para eles e Vitinho precisa ter contato com a terra. Agora que sei ser pela sacada a rota de fuga, estou mantendo-o no quarto/hospital quando não estou por perto. Mas comer ele não quer. Hoje lembrei-me do livro, As Nove Vidas de Dewey onde é relatada a história de um gato que viveu muitos anos com dieta semi líquida e parti para tal. Misturei ração patê com um pouco de água morna, coloquei na mamadeirinha pet nursery e forcei (no início) que ele tomasse. Quando sentiu o sabor tomou boa porção. Ele não está sentindo o cheiro do alimento, então recusa-se a comer. Enquanto aceitar a mamadeira, ficará bem. Estou feliz, embora ele esteja muito magrinho mas quando está comigo, ronrona e pede carinho.
!!
Pois é, não sei quantos dias Lelo exBoêmio ficou desaparecido, mas eis o danado de volta ao lar!
Há pouco, quando subi para fechar a Hauskatzen, escutei um miado conhecido e falei: Lelo, tu voltou! Sim, lá vinha ele, subindo a escada, lindo como sempre mas, mais pesado que nunca. O mistério permanece. Não imagino onde ele possa ficar tantos dias e voltar limpinho e bem alimentado.
Gatos sempre nos surpreendem. 

9 comentários:

  1. Vitinho te ama muito Beth; ele retribui todo o TEU amor, carinho e cuidados com ele. Ele deve ter sentido muitas saudades tuas. Tens motivos sim para estar feliz: se ele ronrona e te pede carinho, ainda tem prazer em viver.
    Teu Lelo Boêmio é a cara do meu Palito e, pelo visto, tem o mesmo temperamento. Felizmente nas raras vezes em que Palito conseguiu escapar voltou logo. Pelo estado em que Lelo retorna, parece que leva vida dupla e tem duas casas; isto não é raro com gatos. Beijos e lambeijos mil

    ResponderExcluir
  2. O Vitinho mesmo com tantos problemas é um gatinho feliz e quer te ver feliz ! Eu torço por ele, quero que ele se recupere. O Lelo leva a vida que todo gato gostaria de ter, as minhas já tiveram sua fase de viver pelas ruas mas felizmente agora sossegaram !
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  3. Ola Beth....
    Lendo teu post do Vitinho, queria compartilhar uma experiencia do Gatil que sou voluntaria.
    Foram recolhidos muito gatos da "Zona de Isolamento" da area atingida pela radiacao e os gatos chegaram magrissimos e sem animo de comer.
    A solucao eh colocar um sorinho neles com a agulha enfiada pelo cangote (so nao sei dizer que tipo de soro, mas o veterinario deve saber)
    Fazendo umas 3-4 sessoes por dia de 10 minutos de soro resolve bastante o problema da alimentacao. Porque com o soro, os gatos vao ficando mais fortes e o apetite volta a aparecer.
    Pergunta pro veterinario sobre esta possibilidade......
    Nos pegamos o soro na clinica e fazemos no gatil mesmo, ai ficamos com o gato que tem o soro uns 10 minutos e eles ficam bonzinhos logo.
    Nao tem erro de colocar a agulha, pq vc sabe, so doi a picada e depois nao doi mais, e ajuda um montao os bixanos :)
    Boa sorte com o Vitinho
    Anne

    ResponderExcluir
  4. Anne, agradeço de coração as dicas. Quando minha gata Cherry teve rinotraqueíte, ficou 15 dias sem alimentar-se e um veterinário ensinou meu filho e eu aplicarmos o soro como falaste. É soro fisiológico comum, aplicado com seringa para insulina, a principal finalidade é reidratar o animalzinho. Já o Vitinho, o problema é a deterioração do nariz e de parte da bochecha. É difícil aceitar, mas acho que ele não terá muitos dias de vida.

    Gisa e Laís!
    Ontem à noite quando subi, Lelo Boêmio havia dado um jeito de fugir novamente. Conseguiu pular uma altura de mais de dois metros onde falta parte de uma tábua da parede e saiu. É verdade, deve ter vida dupla, porque ninguém fica tantos dias sem comer e volta gordo.

    ResponderExcluir
  5. Lelo Boêmio com vida dupla? Fico feliz que esteja sendo bem cuidado, porque o que vemos com vários fujões é voltarem mais magros. Danado!!!

    Bem, desculpe se sinto pena do Vitinho, sei que não devemos ter este tipo de sentimentos, principalmente pelo amor e cuidados que recebe. Apenas sinto uma vontade de passar para o outro lado do monitor e abraçá-lo, acarinhá-lo, ouvi-lo ronronar!!! Sim, ele é feliz aí, te ama muito e graças aos Deuses atravessou o seu caminho... ou você o dele! Bom te ter de volta, linda, te gosto muito.

    Beijão, Cris.

    ResponderExcluir
  6. Oi Beth, li teu pós-comentário sobre o sorinho e voltei para te dizer que existe um soro que, além de hidratar, tem nutrientes e ajuda a dar "uma levantada" e suprir a falta de alimentação. Quando resgatamos a Mischa, a vet nos receitou, mas disse que não havia em farmácia e ela mesma nos forneceu as embalagens necessárias. Era aplicado via subcutânea (no lombinho) várias vezes ao dia. Ela só recomendou que não deixasse o soro pingando muito tempo no mesmo local. Não deve incomodar, pois ficávamos com a Mischa no colo e ela ficava bem quietinha. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Beth, este Lelo Boemia deve ter mesmo uma vida dupla, que sorte a ddele, pelo menos vc fica um pouco mais tranquila dele voltar gordinho e não acabada que é o habitual. Agora a "outra familia" é que deve estar preocupadacom ele...rsrs. Mas espero que ele fique mais sossegado na sua casa e pare com estes passeios. Sobre o Vitinho gostaria muito de ve-lo bem cheio de saúde, mas pelo menos ele tem alguém que o ama e de carinho, o que muito importante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Nossa!! o que o Vitinho têm??

    Bjs, Néia

    ResponderExcluir
  9. Que safado! Eles sabem mesmo se virar...fofinho demais teus mimados gatinhos!

    ResponderExcluir