"Onde reinam intenções honestas,
mal entendidos podem ser curados
com rapidez e eficácia."

16 de outubro de 2011

Três gerações - trabalhos manuais

Ao chegar na cozinha hoje pela manhã percebi uma bagunça generalizada.
Abri a janela, sol maravilhoso, olhei para a banheira horta jardim, e muitas flores e folhas sorriram pra mim.
Decidi dar uma "geral" na aparência do local onde preparo minhas poções.
Primeira atitude, remover o entulho. Isso feito, procurei toalha para a mesa e encontrei essa, bordada pela mãe nos anos quarenta do século passado. Alguns furinhos estão presentes, mas são como nossos rostos, marcas do tempo que até podem ser  disfarçadas com maquiagem ou cirurgias, e que na toalha a colocação estratégica de objetos, como a maquiagem facial, pode disfarçar. Já os furinhos, como na maioria das cirurgias plásticas, poderiam ser preenchidos com alguns pontinhos, ou quiçá remendos, mas o resultado seria muito aparente. 
Onde estão as três gerações de trabalhos manuais? Na toalha, bordada pela mãe, no barrado, tricotado pela avó e no porta guardanapos, pintado e decorado com biscuit pela filha, eu. 
O açucareiro acompanha a família desde o início do casamento dos meus pais. Dentro dele cabe exatamente um quilo de açúcar e foi o pai quem comprou pois o do "enxoval" era muito pequeno e ele adorava café bem doce
A toalha é quadrada, com um metro e vinte centímetros de lado. A barra em tricô tem oito centímetros de largura, linha fina, agulhas finas e um carinho e capricho intermináveis da avó que só conheci doente e se foi quando tinha apenas cinco anos de idade.
Detalhes do bordado.
E aqui o Ruby sobre o televisor que assim como o monitor do computador, não são finos porque não caberiam gatos e eles são prioridade.



4 comentários:

  1. Que beleza e importância tem tudo isso, Beth! Uma história de família ali representada e eternizada nas fotos, isso não tem preço. Que bom ver e conhecer mais as coisas que fazem parte da sua vida.

    Bem, com exceção do laptop, os gatos têm prioridades também, há alguns meses mudamos de apartamento, e a minha preocupação foi com a disposição dos móveis. Como eles sobem no armário, com a ajuda da tv, que também não tem a tela fina, por causa deles, me preocupei com o posicionamento dela perto do armário, assim não perde a função de trampolim.

    Beijo grande, querida.

    ResponderExcluir
  2. Tia Beth

    Essa toalha é daquelas que não trem preço na vida, né? A minha mamis amou... que delícia de lembrança...
    Beijoqueta
    Scully

    ResponderExcluir
  3. Amo esses pequenos bens que passam de mãe para filha...todos com histórias de vidas que se entrelaçam, e com valor inestimável!!!
    Essa toalha, Meu Deus, que divina!!Que perfeição nos pontos...
    Eu também herdei de minha abuela objetos, toalhas, lindas...ela me deu em vida...
    E a gente tem tanto orgulho em partilhar esses tesouros de pessoas que nos são eternas, não é mesmo??
    E o Ruby, ai que gatão lindoooo, com um sorriso!!!
    Beijinhos, Lígia

    ResponderExcluir
  4. Gateiras de verdade são todas iguais: em primeiro lugar o conforto e comodidade de nossos amados amos e senhores. Em minha casa o único que tem um monitor "fininho" é meu filho que ganhou seu primeiro computador de primeira mão de presente de Natal/formatura do Ensino Médio/aprovação no ENEM no final do ano passado (mas a TV dele ainda é das que acolhe gatos).
    Adorei a toalha, o açucareiro e o porta guardanapos; realmente três gerações de mulheres habilidosas; a mesa ficou super acolhedora!
    Minha mãe também era habilidosa; ganhei dela duas colchas quando casei, feitas especialmente para mim em crochê: uma em linha branca e outra em lã, com quadrados multicoloridos. Eu sou um desastre; a tricotar até aprendi, mas minha mãe é que fazia os arremates finais... Beijos

    ResponderExcluir