"Onde reinam intenções honestas,
mal entendidos podem ser curados
com rapidez e eficácia."

13 de dezembro de 2011

Liberdade com restrições

O blog tornou-se uma espécie de diário onde relato sobre os gatos, cães, falo sobre minha vida, passado, presente e às vezes o que espero do futuro.
Então, como deixei de postar alguns dias, contarei a partir de hoje alguns fatos acontecidos na minha ausência em novembro e desde meu retorno em primeiro de dezembro e mostrarei fotos do período. Como são muitas fotografias, farei outras postagens com elas e talvez mesmo assunto: "liberdade com restrições".
O quintal, nos fundos da casa possui quase duzentos metros quadrados e ali moravam Tita(pointer porte grande), Mula, Tita CP e Leona, as três porte médio.  Pois bem, na madrugada do dia 12/11, Tita e Mula brigaram e Mula morreu. Tendo sido a segunda agressão onde a principal protagonista foi Tita, meu filho a levou para o interior, num sítio. De quatro, restaram duas.
Além de grande, o quintal é todo murado e cercado, mas é lógico que alguns gatos, mesmo castrados quando decidem sair escalam qualquer obstáculo.
Nos dois primeiros dias depois que retornei, percebi que alguns gatos da Hauskatzen estavam espirrando. Os espirros aumentaram e tive a certeza de que  pelo estresse da solidão, a rinotraqueíte dera as caras.
Fazer o quê? Impossível num pós operatório, luto com menos de dez dias, conseguir cuidar tantos gatos confinados. Fiz o que minha consciência mandou: abri janela e portões e deixei-os irem onde desejassem, é lógico, dentro dos limites do quintal.
Primeiro dia, desconfiados, apenas Luky e Chata arriscaram-se a ultrapassar o portão onde estão Leona e TitaCP. Lelo permaneceu na escada, dentro de uma gaveta sem fundo.
Pretinha deu uma olhadinha, mas apenas na direção do corredor, o quintal não lhe interessou.
Chuvisco também permaneceu na escada.
Vários não desceram a escada, talvez por não sentirem-se bem, em razão da rinotraqueíte.
Para os gatos que estavam com sintomas mais fortes, procurei dar mais carinho, observar se tomavam água e desobstruía os narizinhos várias vezes ao dia. Ficaram uns três ou quatro dias comendo pouco mas hoje estão todos saudáveis, a maioria aproveitando o quintal, subindo nas árvores, escondendo-se atrás de arbustos, só alegria e à tardinha, quando chamo, todos sobem para receber a segunda refeição diária.
Enquanto estava fora da cidade, Dulce sumiu, uma de suas filhas também, Ruby e Kity morreram, Lelo como sempre, ficou uns dias e foi embora, talvez retorne. Com filhos humanos também é assim, chega um dia em que não podemos trancá-los em casa. 
Humanos, assim como cães e gatos estão sujeitos a violência sem defesa, a serem intoxicados, a morrerem na infância, jovens, adultos ou na velhice.

Amanhã tem mais. 

6 comentários:

  1. Pois infelizmente é impossível nos dias de hoje deixá-los livres né...que bom que agora estão todos bem, que maravilha, agora é cuidar pra não ter mais brigas e consequências drásticas....=(
    Bjinhaaaus
    Wayne

    ResponderExcluir
  2. O mais difícil de ter muitos animais é conviver com brigas e sumiços. Acho que eles sofreram um poco enquanto você estava fora, sem saber o que estava acontecendo e se você ia voltar, sem contar que a Vó Lilly também já não estava mais ali. Agora com menos cães acho que vai ser mais fácil a convivência, além de ter você de volta mais tranquila com sua saúde.
    A Rutha também anda espirrando, mas hoje se molhou inteira na chuva ! Ao menos com a insuficiência renal da Pink tive que começar a dar ração super premium e espero que a saúde delas melhore.
    Será que sem a Tita o pessoal vai querer explorar mais o enorme quintal ?
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  3. É Wayne, a liberdade dos gatos sempre será com restrições, já as cadelas estão só em duas no quintal e são calmas. Sinto um aperto no peito quando lembro da Tita, aqui comigo ela era um doce, mas sem comando transformou-se...
    Lais, desejo de todo o coração que tuas meninas fiquem bem e, quanto à exploração do quintal aguarde...
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Beth, teu quintal é um verdadeiro paraíso para os bichinhos. Na parte aberta do meu pátio reinam os Sarnowski e, atualmente, dois visitantes novos: Celha e Intruso. Já tirei algumas fotos deles e, assim que a correria de final de ano permitir, vou postar. É muito bom ter teus posts novamente. Beijos e muita saúde para vocês

    ResponderExcluir
  5. Seu retorno foi uma alegria, eles devem ter ficado perdidos, ansiosos, confusos, sem saber onde estavam você e a Vó Lilly. Que bom tê-la aqui, imagino o quanto fez falta aí para seus peludos, aos poucos tudo vai voltando à normalidade. Claro, na medida do possível e depois das mudanças que, infelizmente, aconteceram.

    Estou ansiosa para novas narrativas, que, com certeza, têm a ver com o quintal.

    Beijo grande, minha amiga.

    ResponderExcluir
  6. Que quintal maravilhoso!!....imagino a alegria dos peludos!...:)

    Bjs, Néia

    ResponderExcluir