"Onde reinam intenções honestas,
mal entendidos podem ser curados
com rapidez e eficácia."

1 de dezembro de 2011

Mistura de sensações



Nove de novembro de 2011, despedi-me de vocês queridos leitores, informando o motivo e prometendo ao retornar às postagens diárias o "Diário da Recuperação".
Mas, ao prometer o tal "diário", jamais imaginei que poucas horas após a cirurgia, receberia a notícia do falecimento da minha mãe. Então, aqui estou, numa mistura de sensações, por um lado o sucesso da cirurgia e o prognóstico fantástico, de volta à saúde perfeita e, de outro a partida da mãe, confesso já esperada, mas completamente intempestiva. Deixei-a, por força da urgência da busca pela minha saúde, e ela aprontou-me essa, não esperou meu retorno para receber a boa notícia da minha cura.
As cinco fases do luto, vivi-as nos últimos anos. Fiquei chocada quando percebi minha mãe semi inválida, neguei a situação tentando manter ainda a vida normal, fiquei com raiva quando percebi que não teria mais a mãe que batalhou sozinha comigo e meus filhos por quase trinta anos, a depressão tomou conta e levou-me à terapia e tarja preta e agora estou na quinta fase, a da aceitação.
Alguém já deve ter pensado, "mas essas fases não são vividas em poucos dias, às vezes anos são necessários até a aceitação". Concordo com quem assim pensou, mas percebam que vivenciei a perda gradualmente, sofri com cada tentativa dela em  lavar alguns pratos e precisar lavá-los novamente pois a fraqueza não lhe permitia mais a perfeição dos antigos pontos de bordado...
Nos últimos meses, nem a Zero Hora, jornal diário do Estado ela tinha forças para ler. As revistas Veja, que o Tiago, sempre trazia para ela, apenas foleava, lia algumas manchetes e tecia pequenos comentários.
Nos últimos dias, ainda aqui em casa, poucos eram os momentos de lucidez, mas hoje agradeço de joelhos a última pizza e o suco de caju que repartimos à mesa. 
Apenas nove dias consecutivos ficamos sem nos ver e justamente nesses nove dias ela preparou a sós seu espírito para a partida, talvez para poupar-me fechar-lhe os olhos ou encontrá-la sem vida.
A falta que sentirei será imensa, mas aos poucos irei acostumando.
Bina, companheira da vó agora adotou-me! 

   

5 comentários:

  1. Minha querida, nessas horas que entendo quem diga: viva o momento, saboreie, dê valor, porque não volta mais. Esta última pizza com suco, isso é uma lembrança que ficará na sua mente, partilhado e de um valor imenso. Imagino como deve ter sido difícil deixar de ser a filha para ser, então, a mãe, a mudança tão radical e as dificuldades enfrentadas por ela e, claro, por você. Que os Deuses te fortaleçam mais ainda, minha brava e lutadora amiga. Bom ter você de volta. Adoro você.

    ResponderExcluir
  2. Beth querida, apesar das saudades decorrentes da falta do contato diário via blog, respeito o teu momento. Teus amigos te aguardarão e estamos sempre enviando nossos melhores pensamentos, sentimentos e vibrações para ti. A vida muitas vezes nos coloca à prova; é difícil mas temos que ter forças para superar momentos tão dolorosos. Recebe um abraço beeem grande

    ResponderExcluir
  3. Bom dia amada, gosto muito de você e rezo para que você fique bem, apesar de tudo, Deus te abençoe sempre e o grande amor que você deu à sua mãe, em cuidado e zelo, esse é teu patrimônio e voltará em graças à sua vida, vamos em frente e podes contar comigo, bjos grandes. Um belo final de Semana para você.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei muito feliz com a sua recuperação, não podia ter sido uma notícia melhor. Infelizmente a partida da vovó Lily pegou a todos de surpresa mas eu acho que ela não queria dar trabalho no seu recomeço de vida. Eu sei o quanto é difícil cuidar de uma pessoa doente e mesmo que ela estivesse internada ainda existia a angústia de vê-la sofrendo. Saudades é para sempre. Quando eu penso no meu pai é como se ele estivesse vivo, esqueci completamente do tempo em que ele estava de cama e dando tanto trabalho à minha mãe.
    Você ainda tem uma turma imensa de peludos para cuidar e amar, eles são uma companhia formidável !
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  5. Puxa Beth, sinto muitíssimo por sua mãe. Acredito que não há palavras que conforte nesse momento, somente o tempo. A Bina com certeza ajudará você agora.
    Fico feliz por você estar bem e com a saúde recuperada, Deus te ajude!!

    Beijos, Néia

    ResponderExcluir