"Onde reinam intenções honestas,
mal entendidos podem ser curados
com rapidez e eficácia."

9 de janeiro de 2012

Não subestimem os cães

Sou elurófila (gateira) desde que nasci, mas como tenho coração mole aprendi gostar de cães. Gatos em minha casa sempre houveram. Ganhei uma cadelinha, quando fiz quinze anos, a Bolinha que  viveu 18 anos. Quando Bolinha morreu ficamos um período sem cachorro até que um dia bateram à porta, atendi e era um moleque com uma cadelinha na mão pretendendo vendê-la. Na época passávamos uma fase muito penosa financeiramente e não podia dar-me ao luxo de comprar uma guaipeca. Mas, o moleque disse que se não comprasse a jogaria na sanga. Lógico que tirei o equivalente a dez reais hoje do parco orçamento e "comprei" a Funfa que não viveu muitos anos, era doentinha e nós não podíamos pagar veterinário. Voltei amolecer o coração quanto à cães no ano 2000 quando herdei uma cadela e seu filhote de uma ex namorada do filho. 
De lá para cá já cheguei a abrigar 12 cães e mais de 30 gatos juntos. Com o tempo e tratamento psiquiátrico descobri que não era coração mole meu caso e sim uma forte depressão.
Saliento que sempre tive fêmeas e como o quintal é bem fechado e o dinheiro curto, não as castrei e também não vacinei.
Quando no início de novembro viajei em busca de saúde, deixei a Leona no cio, confiando na segurança do quintal. Mas, como não se deve subestimar a inteligência canina e à noite elas ficavam sós, um cachorro conseguiu entortar o portão de ferro que dá para o quintal e teve sucesso para entrar.
O resultado está aí.
Isso aconteceu na noite do dia sete de novembro e no outro dia Ana contou-me por telefone que haviam "jogado" um cachorro para dentro do quintal pela cerca lateral da casa que têm mais de dois metros de altura. Perguntei se era macho ou fêmea e ela disse que não sabia, deixei prá lá e percebi que ele apenas escondeu-se na lateral com cerca alta, depois do ato consumado.
No Natal meu filho observando a Leona comentou que ela parecia "grávida" e também achei estranha sua barriga, mas como a Ana para suprir minha ausência dava pães e bolos para as cadelas da casa, pensei que pudesse ser apenas gordura.
Semana passada, na madrugada do dia quatro, escutei Leona batendo na porta do quartinho onde ela e a TitaCP dormem mas não levantei, apenas mandei que ficasse quieta. Quando levantei, ela não saiu da caminha (uma gaveta) e aí tive certeza que algo havia acontecido. O acontecimento são essas quatro coisinhas lindas que serão doadas assim que atingirem a idade apropriada. 
Leona está se mostrando uma mãe muito dedicada e certamente os filhotes crescerão saudáveis e encontrarão um bom lar.
Acho que já comentei que Leona era do meu falecido irmão que a acolheu na rádio onde trabalhava e quando ele ficou doente a acolhi com cinco filhotes há seis anos.
Um recadinho, além de não  subestimar a inteligência dos cães, a  saúde psíquica de acolhedores deve ser muito bem avaliada quando resolvem acolher animais sem ter condições financeiras para tal. Quem sustenta os cães e gatos aqui abrigados são meus filhos que não são ricos e trabalham muito para poderem prover as necessidades do produto do meu coração mole/depressão.

17 comentários:

  1. Ahhhh Tia Beth,

    Eles são tão fofinhos!!!!
    E a Leona parece comigo né???
    Bejoquinhas....

    Scu

    ResponderExcluir
  2. Pois é Scully, eles são muito fofinhos e a Leona parece contigo sim mas ela não é Golden, é SRD mas muito inteligente e fujona, por isso precisa ficar presa na corrente e só pode correr quando fico junto no quintal. Mas amo muito ela e é também obediente, quando chamo para a corrente ela vem e baixa a cabeça. Tenho pena mas se não faço assim ela pula dois muros altos e foge...
    Beijos,
    Beth.

    ResponderExcluir
  3. Beth que filhotinhos lindos!!...muito fofos....:)
    Depressão é coisa séria e precisa mesmo ser cuidada.

    Beijos, Néia

    ResponderExcluir
  4. Que fofuras...Deus há de abençoar e um bom lar preparará para todos os bebês...

    Beth, você é uma mulher com um "coração mole" de generosidade, afeto e Atitudes positivas por esses seres e isso é lindo!!!

    beijinhos, Lígia

    ResponderExcluir
  5. Os filhotinhos são lindos, aliás a mamãe também é. Hás de achar um lar bem legal para eles! Não me recordo de haver lido sobre a história da Leona no teu blog. Os seus outros filhotes ainda estão contigo?
    Fiquei preocupada com teu post: será que tenho problema psiquiátrico? Se tiver, o resto da família também tem, pois meu marido e a Tati já contribuíram para o aumento da família felina. kkk Felizmente estamos conseguindo resistir no tocante à família canina... Beijos mil

    ResponderExcluir
  6. Gisa querida, não deves ter problemas psiquiátricos pois convives com os gatos e com a família. Eu amo os animais, mas tornei minha vida extremamente complicada em razão disso. Mas, como falei, estou sendo tratada e tudo irá melhorar. A Postagem sobre a Leona está no link abaixo, por sinal não teve nenhum comentário...
    Continuem cuidando dos gatinhos abandonados!
    Beijos,
    Beth
    http://coisasepanosdabeth.blogspot.com/2011/03/sobre-caes-leona-complexo-de-vira-lata.html

    ResponderExcluir
  7. Néia, estou tratando a depressão já há vários anos, mas vez em quando diminuo a medicação e aí perco o chão, mas agora estou medicada corretamente e tudo dará certo.
    Beijos,
    Beth.

    ResponderExcluir
  8. Lígia querida, mentalizem positivamente para que eu consiga um lar legal para os filhotes pois não tenho condições de acolher.
    Beijos,
    Beth.

    ResponderExcluir
  9. Querida Beth, os filhotes são lindos e estou torcendo para que arrume ótimos lares para eles.
    Depressão é complicado mesmo e deve ser cuidada e tratada, não deixando de lado a medicação. Espero que vc melhore e continue se tratando direitinho.
    No entanto independente da depressão existe um coração bom e acolhedor aí.
    Fique com Deus.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eva, estou contente porque a depressão controlada fez com que eu perdesse a paranoia de pensar que ninguém sabe cuidar dos animais como cuido. Aprendi ser mais "leve"!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Querida Beth,

    Desde já agradeço tê-la em meu blog... Saiba que sua presença para mim é uma honra, principalmente depois de conhecer seu lindo blog e suas histórias...
    Para mim também está difícil minha amiga... Minha mãe faleceu tem oito meses e agora cuido desta turminha sozinha!!! Então deixo de comprar sapatos e bolsas e coisas que toda mulher ama, mas que no meu caso são supérfluos, para me dedicar a eles totalmente...
    "Vamos unir as nossas forças e nossas experiências e mostrar para o mundo que os animais não estão na terra por acaso ou para enfeitar nosso ambiente... Eles nos ensinam a amar de verdade... E todo sacrifício que fazemos por eles valem a pena!!!!!"
    Parabéns pelo blog e pelo amor que tem por estes adoráveis seres de Deus!!!!!
    Beijos e um ano virtuoso, cheio de saúde e realizações...
    Sua nova amiga,
    Dani e Companhia.

    ResponderExcluir
  12. Comigo se deu ao inverso, sempre fui apaixonada por cães, não podia ver um na rua, aquela coisa de tocar, acariciar, sentir e dar carinho, mas os gatos entraram em minha vida... Costumo dizer que eles deram um chutão e entraram com tudo no meu coração, bagunçando tudo, jogando pra fora muitas coisas!

    Cães são danados, e o resultado foi essa família linda, mãe e filhotes perfeitos, quando estiverem aptos para doação me avisa, que eu ajudo a divulgar, quem sabe chega aos lugares certos?

    Beijos, querida.

    ResponderExcluir
  13. Eu também sempre amei os gatos e tive que aprender a amar os cães com meu marido. A Leona é linda e os filhotinhos são super fofos, apesar dos problemas é uma delícia vê-los crescer e apreciar suas brincadeiras. Eu sei como é difícil cuidar bem de tantos animais, apesar de ter apenas 4 eles estão naquela fase de doenças e problemas. Amanhã a Luna vai operar a gengiva pois apareceu uma bola imensa e ela mal consegue comer, também vai limpar o tártaro e vou ter que dar comida por uns dias ao invés de ração. Não vai ser fácil porque são uns esganados e engolem toda a comida para depois vomitar tudo ! Espero que desta vez seja mais fácil. Ainda nem sei quanto vai custar e já gastei com a bateria de exames que ela teve que fazer...de qualquer jeito vou ouvir muitas broncas do marido (como se fosse minha culpa...).
    Eu tenho apenas esses 4 porque meu marido não aceita outro animal em casa, se fosse por mim teria a casa lotada. O mais importante é que você faz o tratamento e seus filhos a ajudam em tudo que podem
    Eu pensei que você poderia fazer uma vaquinha virtual, colocar os dados na lateral do blog para pagar as castrações, eu gostaria muito de ajudar, pense nisso.
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  14. Tens razão Lais, estou adorando pegar aqueles barrigudinhos no colo. Estão gordinhos, as coxinhas dá vontade de morder.
    Tadinha da Luninha, peça para o veterinário usar a melhor anestesia possível, pois na idade dela essas coisas são complicadas. Os gastos são sempre altos, eles não têm planos de saúde como nós então complica.
    Agradeço de coração teu empenho em ajudar na "vakinha", mas tenho medo de colocar alguma coisa assim no blog pois pode o beija flor virar urubu e os mal intencionados que largam animais aqui em casa ficarão à vontade para largar outros.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. A minha teve 5 filhotinhos iguais a esses... Lindos

    http://mercesdri.blogspot.com.br/2013/03/o-melhor-remedio-para-depressao-amo.html

    ResponderExcluir