"Onde reinam intenções honestas,
mal entendidos podem ser curados
com rapidez e eficácia."

18 de fevereiro de 2012

Pierrot, Colombina e Arlequim

Hoje, sábado de carnaval o convocado para escrever fui eu, Chuvisco.
A Beth pediu que eu contasse alguma coisa sobre
Pierrot, Arlequim e Colombina.
Fazem muitos anos, entre os séculos XVI e XVIII parece que foi na Itália, criou-se um personagem chamado Pedrolino. Aí, uma companhia de atores instalou-se na França para difundir a "Commedia dell'Arte que encenava peças populares, com cenas da região onde atuavam e seus textos eram alguns improvisados.
Os três eram muito pobres e eram empregados 
de uma família muito rica. 
Então para brincarem no carnaval precisavam improvisar as fantasias.
Essa imagem abaixo, é de um Pierrot.
O Pierrot inspira até hoje vários palhaços que fazem rir mas por dentro choram. No caso, Pierrot é apaixonado pela Colombina, 
ele é meio bobão, assim como o Belo
que se acha a cereja do bolo e vive fora da realidade. É ingênuo e romântico, confia muito nas pessoas.
A roupa do Pierrot é branca, feita de sacos de farinha, porque ele trabalhava na cozinha do palácio.
Já o Arlequim, era uma espécie de mordomo, mensageiro, alguma coisa assim e como era muito esperto e trapaceiro, conseguiu que uma das costureiras do palácio costurasse uma roupa para ele com restos de tecido de roupas dos ricos. Eram retalhos coloridos, assim como o "patchwork", e ficou bem bonita.
Dos gatos aqui de casa, o que mais parece com o Arlequim é o Luky, a foto abaixo é dele logo que chegou aqui na casa, depois de um banho "terapêutico", com uma gravata ridícula.
Agora ele já é adulto e deixou que colocasse a foto da gravata só se também fosse mostrada uma atual.
A Colombina era a camareira da filha da família onde trabalhavam. Ela era metida a gostosa,  assim como a Minina, a nossa companheira da Hauskatzen, aquela que tem só a metade do rabo.
É tão dissimulada como a Colombina,
 nem a cara levantou para a foto.
O Pierrot e o Arlequim eram apaixonados por ela mas ela dizia que amava os dois. O Pierrot, como todo sonhador romântico, idealizava casar-se com a Colombina, mas ela era muito danada e dele só queria a delicadeza, a fantasia e o sonho.
 Do Arlequim ela recebia a realização carnal.(Que será isso?)
 E assim, desde o século XVI os três aparecem 
em alegorias nos carnavais.
No século passado, foi composta por Noel Rosa, uma música em homenagem a eles. 

9 comentários:

  1. Chuvisco, você é um excelente historiador do carnaval e como eu sou uma gata do século passado achei muito interessante e divertido. Eu gostaria que o carnaval fosse assim romântico e inocente, mas como a folia não é mais assim eu prefiro dormir 5 dias inteiros e sonhar com o meu pierrot Shake...
    Lambidas da Rutha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rutha, é um grande prazer conhecer-te. Não entendo muito de carnaval, mas a Beth falou algumas coisas e o resto criei. Mas era danada aquela colombina já desde aqueles séculos muuuuito passados. Coitadinho do Pierrot ela o passava pra trás, já tu és muito fiel ao Shake, assim eu gosto. Descanse bastante e não tome muito sol ou use protetor fator 80.
      Lambidas e ronrons,
      Chuvisco

      Excluir
  2. Que amor esse post... lá em casa tem três pierrots e um arlequim. A Colombina é a Aimée...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Marília é que são três pierrots e um arlequim, senão a Colombina não daria conta. É mais fácil conviver com pierrots que são calmos e românticos! Eles devem estar amando o carnaval...

      Excluir
  3. Este seu amor incondicional pelos gatos, nos comove, demonstra que você é uma pessoa muito sensível.Principalmente porque mescla a vida deles com cultura popular e conhecimento.Beijo de leitor fã.:-BYJOTAN.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Havia deixado uma resposta para você agradecendo o comentário mas o blogger às vezes faz essas coisas, retira os comentários. Então repito, fiquei contente com o comentário e por tornar-se seguidor do blog.
      Abraço,
      Beth

      Excluir
  4. Oi amiga do meu coração, estou derretendo literalmente, hoje chegou a 41 graus aqui, aí também não deve estar diferente. Você, Beth, além de ter um coração enorme, tem cultura e talento para escrito, nos enreda direitinho nas letras, apaixonante teu texto, muitos parabéns, amei, amei demais, teus gatinhos com nomes carnavalescos, ficou lindo o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, aqui o calor não é tão intenso, se bem que para mim qualquer temperatura acima de 25° e abaixo de 15° é tortura.
      Agradeço os elogios, assim como gosto muito dos peludinhos, gosto de escrever e o blog, por ser algo despretensioso, presta-se bem a isto.
      Ótimo feriado.

      Excluir
  5. Adoro a tua Colombina; Minina é muito fofa!!!
    Chuvisco, será que o Belo gostou de ser chamado de bobão??? Duvido!
    Beijos mil

    ResponderExcluir