"Onde reinam intenções honestas,
mal entendidos podem ser curados
com rapidez e eficácia."

10 de fevereiro de 2012

Por que tantas pessoas detestam gatos?

O dia merece duas postagens, mereceria mais, mas por ora contarei apenas o que ouvi na padaria onde compro o pão da Leona, sim ela come um pão francês todos os dias antes de dormir.
A dita padaria fica a cinquenta metros da minha casa e, alguns anos atrás quando vários cães e gatos foram envenenados nossa principal suspeita recaiu ali. Fiquei alguns anos sem comprar, mas com o tempo e a falta da certeza da crueldade ter partido deles  voltei a adquirir seus produtos.
O Mimi, é um gato muito especial, ele me segue quando saio, anda alguns metros e retorna. E, na padaria vai comigo e fica miando do lado de fora desesperado.
Hoje, enquanto aguardava o troco no caixa, falei: Mimi, fica quieto! 
Então, sem vê-lo, pensando que era um dos pretos, uma das funcionárias perguntou se era meu um pretinho que sempre andava sobre o muro (divisa da minha casa com a padaria), sim respondi e perguntei se alguém gostaria de adotar um gato pois pretendo doar alguns. Imediatamente ela respondeu "Deus me livre, odeio gatos" e mais, falou que há alguns meses haviam deixado em sua casa uma caixa com dois gatos e que pegou e jogou no mato.
Assim, cadê coragem para doar?
Onde encontrar nessa cidade horrorosa pessoas que gostem de gatos? E gatos sem raça definida? E gatos pretos? E gatos magros?
"Eu quero uma casa no campo..."

Zé Rodrix e Tavito em 1972 compuseram essa maravilha interpretada por Elis Regina.
Diz tudo.





10 comentários:

  1. É muito triste ouvir este tipo de comentário ignorante, não consigo entender quem não gosta de gatos ! Pra mim não existe animal mais lindo no mundo ! Além disso são tão carinhosos e delicados que conquistam qualquer um que conviva com eles.
    Ótimo fim de semana pra você !
    Beijo
    Laís

    ResponderExcluir
  2. As pessoas tem um preconceito enorme contra os gatos, por pura falta de conhecimento e burrice. Não me conformo com isso.
    Se soubessem como é gostoso a convivência com estes felinos.
    Boa sorte na procura por lares adequados aos gatinhos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Dói demais ouvir esta frase infame; Não gosto de gatos!!! É muito mais do que triste, é injusta, prejudicial e ridícula, porque sabemos o quanto os gatos são especiais e merecedores. Como as pessoas são capazes de não tolerá-los e até os terem como estorvos? Jamais vou entender este ódio, raiva, desprezo, jamais vou entender como alguém consegue simplesmente descartar, ferir ou matar um gato ou outro animal ou ser humano, esta falta de amor e excesso de desamor.

    Eu penso em quanto as pessoas perdem e o quanto estão desinformadas, alheias, emburrecidas, no amor que não recebem destes seres maravilhosos, na oportunidade de ter do lado um animal incrível e importante.

    Beijos, querida.
    Cris

    ResponderExcluir
  4. Beth sinto o mesmo que você. Também adoraria morar em uma casa no campo, longe de pessoas maldosas e que não gostam de animais. Amaria poder recolher animais das ruas, abandonados e colocar numa linda e espaçosa casa de campo para que tivessem o tratamento merecido. Eu sonho com isso, quem sabe um dia eu poderei realizar meu sonho. Aqui em minha cidade é assim também, pessoas horrorosas, de nariz empinado, metidas e que não tem porcaria nenhuma, nem coração e que animais sem raça não são bem-vindos. É horrível se sentir assim, ao meio de gente que não tem nada a ver com a gente. Não é fácil.

    Beijos, Néia

    ResponderExcluir
  5. Queridas, Laís, Eva, Cristina e Néia. É muito bom ter a solidariedade de vocês, mesmo que estejamos longe fisicamente. Preciso de incentivo para continuar tocando em frente a tarefa de conviver com esses animaizinhos que trazem tanta alegria.
    Os maldosos um dia aprenderão, que de nada vale a "casca de grife" se o conteúdo é menos que cocô de cães e gatos.

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Sim, Gatos y Gatunos, são maravilhosos, inteligentes, amam e confiam nas pessoas mas tem gente que não aprenderá nunca respeitar os animais.

      Excluir
  7. Beth, ainda hoje conversava com o meu caçula sobre isso: você conhece a história triste do nosso Pretinho-a forma como nos deixou. Agora, o irmão dele sumiu há 2 semanas e as suspeitas são as mesmas: envenenamento.
    O menino já conhece e rebate todos os vários mitos em relação aos gatos. Mas falta de consciência sempre haverá. Só nos resta fazer a nossa parte.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Laély, enquanto estive em Novo Hamburgo tratando minha saúde, três gatos meus "sumiram" e um o corpo foi encontrado no porão da casa de um vizinho.
    Quem foi? E os outros, simplesmente sumiram? Questões que jamais serão respondidas. Mas, não desista querida, muitos gatinhos órfãos esperam por adoção. Não concordo com as pessoas que prendem gatos dentro de casa e não os deixam passear, pisar na grama, rolar na terra, observar os pássaros. Penso que podes dizer para teu menino que gatos livres são felizes e enquanto estão conosco têm carinho, ração, água e liberdade. Crimes e barbáries acontecem também contra seres humanos e nada podemos fazer a não ser continuar amando todos da mesma forma, todos, incluindo humanos, animais domésticos, silvestres, selvagens as plantas e a natureza como um todo. Já estou acostumada perder animais que resgatei em condições péssimas, cuidei,foram castrados, ficaram lindos e "somem"... Lamento a perda, mas não deixe de conviver com gatos, é muito bom. Pena que moramos longe senão entregaria para ti de bom grado um ou mais filhotes que estão comigo para serem doados.
    Fiquem bem, grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Já reparei que os gatos inspiram sempre sentimentos extremados: são amados e admirados ou odiados. Para quem os ama, como nós, chega a parecer impossível que outras pessoas não enxerguem o quanto são especiais.
    Sabes que em meu pátio vivem nove Sarnowski (a mãe Sarninha não desce e acho que nunca descerá). Muitas pessoas me disseram que quando os filhotes crescessem iriam sair se aventurando, principalmente porque a maioria é de machos. Os menores já completaram um ano em outubro e Muffin e Luvinha completaram dois anos no mesmo mês e continuam por aqui; no máximo sobem nos telhados próximos. É delicioso sair no pátio e logo ser rodeada por aquela turminha, fazendo carinhos, virando a barriguinha... Todo os dias, quando lhes dou a primeira refeição, faço a contagem e suspiro aliviada quando estão todos lá. Felizmente acho que não há odiadores de gato nas vizinhanças e vários de nossos vizinhos também os tem.

    ResponderExcluir