"Onde reinam intenções honestas,
mal entendidos podem ser curados
com rapidez e eficácia."

7 de maio de 2012

Coisas e pássaros... e gatos

Sou fascinada pelo pássaro joão de barro. Nos postes de luz na minha rua, existem vários ninhos mas nunca tive oportunidade de apreciar a construção.
Hoje uma pessoa compartilhou as imagens abaixo no facebook e senti  imensa vontade de publicar aqui.
Vendo o PAP (passo a passo) da construção, 
percebi a grandeza dos pássaros e 
a pequenez da maioria dos homens e mulheres brasileiros.
Eles, pássaros, não necessitam "bolsa família", SUS, cotas, minha casa minha vida e outros que tais para serem felizes. Antes de terem filhos, constroem o ninho, sem esperar pela mão do governo.
Desde que se tem notícias sobre o "início da terra", 
ouve-se falar em aves. 
E, desde então a arquitetura de seus ninhos continua a mesma, 
seu alimento é sempre igual e sua sabedoria permanece inalterada.
Não apenas meu pássaro preferido, o joão de barro é ótimo arquiteto/engenheiro, mas nas imagens abaixo se vê as maravilhas que essas miniaturas voadoras são capazes de fazer.
É uma verdadeira obra de arte natural!

O ninho do beija flor é lindo  
eles são tão delicados e afáveis que muitos permitem a aproximação de humanos.
Este coloca qualquer tricoteira ou crocheteira no "chinelo"!
Às vezes, alguns pássaros descuidam-se e constroem ninhos em locais inadequados como numa caixa presa num poste e aí, os gatos na sua ânsia caçadora, tentam e, para sorte dos voadores, dificilmente conseguem, capturar algum.
 Mostrei na postagem anterior o que restou da minha querida araucária, ou seja, apenas um toco que até pode ser usado como banco, para observar o que ainda resta do quintal. 
Com a derrubada da araucária, juntas se foram as pombas rolas que por aqui viviam. Aos poucos os bem te vis estão retornando
e estão alegrando minhas manhãs. 

15 comentários:

  1. Eu também fico admirada com o trabalho maravilhoso que os pássaros fazem construindo seus ninhos, alguns são realmente sofisticados e criativos. Na minha rua tem umas casinhas de joão de barro quádruplas, são incríveis!
    Mas por outro lado...eles constroem as casinhas nos piores lugares, como por exemplo no meu telhado e no forro da minha casa! Acho que querem admirar a piscina e dezenas de pássaros cantam super alto logo ao nascer do sol, sem contar os cocôs branquinhos que lotam meu deck e sou obrigada a lavar sempre! E eles ficam pulando na calha fazendo o maior barulho o dia inteiro! Mesmo assim eu ainda gosto deles, viu Beth!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  2. Beth, realmente o joão-de-barro é uma obra divina. Não tem outra explicação para tanta perfeição. Gostaria de ter tempo para poder apreciar a natureza.

    Beijos, Néia

    ResponderExcluir
  3. Beth tem um desafio lá o blog pra você!!

    Bjs, Néia

    ResponderExcluir
  4. Oi Beth querida, que bom que os pássaros estão retornando. É muito triste perder uma árvore.
    Esses ninhos são maravilhosos, e voce tem razão quanto ao ninho do joão-de-barro. Eles são perfeitos. Pode chover, ventar, fazer frio, que nada abala a bem feita construção.
    Sabe Beth, antigamente, bem antigamente mesmo, era assim a vida. Os homens não tinham tanta ambição, viviam simplesmente, principalmente os homens que trabalhavam na terra, nas lavouras.
    Meu pai contava que bastava uma casinha, chuva na hora certa, um pouco de gado, umas galinhas, um porco no chiqueiro.
    Ele não viveu essa vida, apenas enquanto menino, mas contava que os pais dele eram muito mais felizes na fazenda do que quando foram para a cidade.
    Mas isso foi há muito tempo. As coisas hoje estão muito diferentes. Até indio tem lep-top na Oca!
    Linda postagem amiga, adorei.
    Beijos, boa sorte.

    ResponderExcluir
  5. Amei as imagens e, em especial, a mensagem que nos passam.
    Estava com saudades de passar por aqui. O tempo anda curto e, em determinados momentos bate um certo cansaço e até desânimo. Tuas palavras e atenção no blog e no face ajudaram muito a dar uma "levantada". Voltei a postar, como já viste e comentaste e estou procurando arrumar tempo para visitar minhas amigateiras queridas. Abraço beeem grande

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse nome de passaro joão de barro, mas lá que ele sabe ser construtor lá isso sabe.
    Se os homens seguissem o exemplo dos animais de certo o mundo seria bem mais limpo e saudavel.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Adoro pássaros e observá-los, LIVRES, é uma das coisas mais maravilhosas desta vida. Uma vez vi um artesanato que era um galho, um ninho de joão-de-barro e o próprio passarinho esculpido em madeira, lindo, me arrependo de não ter comprado...
    Beth, tem uma brincadeirinha á no blogue pra ti, se quiseres participar: http://sitiodacris.blogspot.com.br/2012/05/brincando-um-pouco-verdadeiro-ou-falso.html

    ResponderExcluir
  8. Minha amiga Beth!!!
    Ando sentindo sua falta em meu humilde espaço...Sei que uma vez vc me disse que estava mais numa fase light do que política,assim,mesclei meus post´s.E esse último fala de um dia todo especial nesse domingo..Logo,venho lhe parabenizar pelo Dia das Mães, onde vc e milhares nesse mundo são protagonistas de uma película chamada "Vida".Vocês, mães são a forma mais linda de Deus dizer..."Eu Existo!".Parabéns, mais uma vez.Um bjo amigo, Rubi.

    ResponderExcluir
  9. Já o seu post sobre os pássaros, sobre o nosso "João de Barro" é tão bonito, com imagens tão bonitas que a gente não se cansa de olhar.Belo!Bjão!! Rubi.

    ResponderExcluir
  10. Oi Beth..
    Lindo o trabalho dos pássaros em construir seus ninhos...Uma obra divina da Natureza.Fico feliz que eles estão retornando...Vim agradecer o carinho e desejar um Feliz Dia das Mães junto com seus familiares e os amiguinhos da Mansão.
    Beijos!
    San...

    ResponderExcluir
  11. Oi Beth, nesta noite fria estou passando por aqui para saber de você.
    Viu como te quero bem? sair de casa num tempo desses, é loucura!
    Como está sua alergia, melhorou?
    Espero que sim.
    Beijos, vou tomar um chá e deitar. Muito frio!

    ResponderExcluir
  12. Eu volto e tu somes? Assim não vale! Beijos

    ResponderExcluir
  13. Lindo! Parabéns Beth!!!
    Beijo grande.

    ResponderExcluir