"Onde reinam intenções honestas,
mal entendidos podem ser curados
com rapidez e eficácia."

30 de junho de 2012

Preciosidades, revistas antigas

Entre os guardados da mãe encontrei estas preciosidades. São revistas editadas no início da década de 1940, pois com se vê, embora não haja data na revista que comprove, a moeda era o Réis.
A mãe sempre gostou de bordar e seu enxoval era muito rico em bordados e rendas. Rico em formosura, não em $ pois embora a família fosse estável financeiramente, tecidos importados eram impraticáveis. Então a Lilly bordadeira, mesmo em tecidos simples conseguiu imprimir seus pontos no enxoval.
Para quem como ela adorava bordar, estas revistas auxiliaram muito. Naquela época as roupas eram confeccionadas em casa, desde a calcinha ao vestido de noiva, no interior do Rio Grande do Sul, distante quatrocentos quilômetros da capital, as revistas sempre foram companheiras de trabalho e lazer.
E, para ser uma verdadeira esposa, certamente o "Annuario das Senhoras" era o livro de cabeceira das mulheres pois  "É o manual necessario á consulta do bello sexo, pois contém linda collecção de contos, poesias, chronicas de interesse feminino, curiosidades e um sem numero de assuptos de palpitante attracção para as senhoras, como sejam os mais completos sobre modas, elegancia e ensinamentos uteis para o lar. ANUARIO DAS SENHORAS é um luxuoso volume repleto de bellissimas gravuras, de preciosos conselhos para as senhoras e senhoritas nas horas de lazer, é o amigo e o conselheiro do lar."
Lindas calcinhas, maiores que muitos shorts 
usados na rua hoje. 
Belo pijama, com seus complementos,
descritos aqui
Alguém usou "liseuses"? Eu sim, quando meus filhos nasceram, tricotei três modelos para usar na maternidade. Não eram tão lindas como as da foto mas fizeram sucesso.
Show de pijama em preto e branco
Magnífico "peignoir" em "setim  laquê grenat, guarnecido com renda milaneza executada com fita e fio prateado".
Pensam que as crianças escapavam da moda? Segue o modelito mostrando que também usavam tecidos nobres e bordados.
Querem saber por que estou mostrando a moda dos anos 40 para lingerie? É que estou com umas caraminholas na cabeça
 e se der certo contarei.
E também, para informar que não adianta torcerem o nariz para meus equívocos na língua portuguesa, pois já passei por tantas mudanças ortográficas que já nem lembro se pijama se escreve com "i" ou "y", já que o y voltou para o alfabeto brasileiro... E agora, na era Chayenne, complicou mais ainda. Portanto, desejando corrigir-me, deixe comentário, mas não anônimo pois excluo.
 As mudanças e modismos na língua portuguesa (ou deveríamos dizer brasileira) são mais variadas que os da moeda brasileira. 

10 comentários:

  1. O pai e a màe tinham revistas e livros assim, do tempo do epa. Eu adorava! Lia mil vezes, era leitora voraz. O pai tinha uns livros de marinharia (era marítmo) que eram até raros.

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros antigos.E realmente a nossa língua já passou por tantas transformações que nos deixa sem saber como escrever algumas palavras,mas o que importa é que a gente entende.Minha mãe também tinha muitas revistas e livros desta época.Eu adorava ficar lendo.Era minha mãe e minha madrinha quem fazia desde as calcinhas até os vestidos que a gente usava.Pena que se acabaram.Beijos e bom domingo.

    ResponderExcluir
  3. Quero dizer,pena que as revistas e livros se acabaram,porque as roupas não eram tão práticas e confortáveis como as que hoje compramos,principalmente as calcinhas...rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Beth querida, adorei a postagem de hoje. Adoro ver e saber de coisas que aconteceram há muito tempo. Gostei muito de ver os pijamas chiques da época e, as calcinhas?..hehe quanta diferença hoje em dia, não é mesmo?

    Beijos, Néia

    ResponderExcluir
  5. Nossa Beth, que tesouro voce encontrou!
    adoraria encontrar umas revistas assim.
    como eram lindas as roupas daquela época, cheias de romantismo e charme.
    creio mesmo que hoje elas são mais confortáveis, de algodão macio, malha.
    Mas nada parecidas com aquelas bordadas exclusivamente para determinada pessoa, personalizadas (com "z"? rsrsr).
    adorei ver as fotos, os modelinhos.
    porque zombaria de seu modo de escrever? alguém andou zombando?
    mande catar coquinho, tem gente muito chata nesse mundo, credo!
    Conte logo que caraminholas são essas passando por sua cabeça?
    agora fiquei curiosa, vê se não demora.
    Beijos querida, linda postagem.

    ResponderExcluir
  6. Oi Beth...
    Uma relíquia essas revistas...Antigamente as mulheres eram mais prendadas...bordavam e costuravam...Hoje em dia compramos tudo pronto...Tem razão a lingua portuguesa já passou por tantas mudanças ortográficas que nos confundem...Espero que tuas caraminholas de certo e nos conte.Um ótimo domingo,
    e uma semana maravilhosa com
    muitas alegrias, coragem, bondade
    e energias positivas.
    Beijos
    ♥San & Nina

    ResponderExcluir
  7. Que bárbaro. Isso é um tesouro Beth!

    ResponderExcluir
  8. Antes eu reclamava que a minha mãe escrevia alguma coisa errada, mas ela passou por tantas mudanças ortográficas que tem o direito de se confundir mesmo. E ela ainda escolheu o nome da minha irmã com Y! Eu me lembro que ela escrevia pyjama e eu achava tão absurdo! Adorei os modelos mas será que dava pra dormir confortável desse jeito? Acho difícil dormir com camisola longa, mas deve ser porque eu gosto de me mexer e tenho que cuidar pra Pink não cair da cama...
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  9. Adorei os modelitos 1940 e, em um período em que a moda vai buscar inspiração no passado, alguns parecem até atuais, mas com um charme e confecção sem igual. Lembro que, lá pelos anos 60, minha mãe comprava muito uma revista, se não me falha a memória alemã: Burda (a pronúncia era assim, a escrita não tenho certeza...) A tal revista, ou figurino como chamavam, tinha modelos lindos e os moldes para as costuras.
    Teu comentário lá no blog me deixou preocupada contigo. Sei a dificuldade de doar bichinhos, principalmente quando nos preocupamos com seu futuro e queremos o melhor possível para eles. As coisas por aqui andam bastante corridas e tenho, novamente, postado pouco e não conseguido acompanhar os blogs amigos, como tanto gosto, mas estou sempre lembrando de minhas amigateiras queridas e lhes enviando todo meu carinho. Beijo grande, querida.

    ResponderExcluir
  10. Beth que coisa preciosa você encontrou. Adorei conhecer um pouco da moda dos anos 40.
    Adoro seus textos independende se é com i ou y, pois o conetúdo é sempre bom. Eu também vivo me confundido com esta ortografia que brasileiros teimam em viver mudando, por que será que nào deixam a lingua portuguesa em paz?
    Quero saber suas idéias logo logo.
    mil beijos

    ResponderExcluir