"Onde reinam intenções honestas,
mal entendidos podem ser curados
com rapidez e eficácia."

29 de julho de 2012

Elegância até em piqueniques!

Uma pequena volta ao passado, quando eu ainda não havia nascido, mas talvez já fizesse parte dos sonhos desta linda menina-moça, aos dezesseis anos, pronta para seu primeiro baile.
Aqui meus pais passeando na praça de Getúlio Vargas,
 quando namorados.
Assim divertiam-se os jovens dos anos 1930-1940,
 bailes, passeios, piqueniques.
Fico fascinada quando olho as fotos antigas da família e vejo uma turma de amigos, indo para um piquenique domingueiro, vestidos com tamanha elegância. Meus pais são o segundo e a terceira da fila que está atravessando a pinguela. 
Descontraídos, ao som de violino (tocado por meu tio)
bandoneon e pandeiro.
 O pai fazendo graça atrás da árvore e a mãe sentada atrás dos músicos.
Pausa para uma pescaria e pose para a foto 
antes de retornarem para casa.
Já neste outro piquenique meus pais parecem não estarem muito satisfeitos pois estão um tanto isolados dos amigos (à esquerda da imagem), ou estavam incomodados com a presença do proprietário da área onde os piqueniques eram realizados. 
Os "intrusos" são os dois homens e a mulher que estão posicionados em pé à direita da foto.
Sinto-me feliz por ter olhado tantas vezes com a mãe, o tesouro guardado nos álbuns e na preciosa caixa de fotos da família, pois assim hoje posso contar as histórias vividas
antes do meu nascimento.

8 comentários:

  1. Amiga Beth querida!!!
    Nossa!!!Que viagem legal ao tempo. A uma saudade que a gente tem no coração e que com certeza está enraizada dentro da gente. Seus pais, os amigos, o piquenique, realmente a elegância para um momento tão informal e descontraído...que tempo bom e saudoso.Quisera eu, ter ainda comigo "retratos" dos tempos de meus pais...Sou de uma família de sete irmãos, eu e mais cinco irmãs(um irmão faleceu em 2005).Sou o caçula, no esplendor de meus 5.4, mas de meus pais "moços", tenho apenas uma foto, quando ainda eram três irmãs e eu nem passava ainda pelo pensamento deles. Amo demais minha família, perdi meu velho e querido pai em 64,quando eu tinha apenas 7 anos.Ele foi vítima da política nojenta e dos atos da revolução daquele ano.Tiraram a vida dele num trágico dia 12 de maio de 64. Mas a vida nos deu muitas lições e que até hoje procuro tirar proveitos para o bem.Adorei as imagens antigas, e para preserva-las por bastante tempo, procure deixá-las em cd e bem guardados.Fotos assim são um tesouro para a vida toda e para a continuidade e mostra da nossa história aos demais que ainda virão da família.Uma ótima semana minha amiga, e tenha certeza, que "saudade"a gente tem até mesmo de quem a gente não conhece pessoalmente...fique com Deus, Sempre!Uma ótima semana, Bjs, Rubi.

    ResponderExcluir
  2. Amiga querida, que post mais lindo, senti muita emoção, como eram bonitas as roupas, os cabelos e a feminilidade era muito forte, lindas fotos, lindas lembranças, a tua história que reforça a pessoa maravilhosa que és, obrigada pela amizade, com muita honra me considero sua amiga e torço para que venhas o quanto antes para pertinho de mim, bjos, uma boa semana, Beth!

    ResponderExcluir
  3. Beth, relembrar é viver!!...adorei as fotos e, quanta diferença dos jovens de hoje em dia, é uma pena!!!

    Bjs, Néia

    ResponderExcluir
  4. Beth, que legal! Acho o máximo piquenicar! E que bons momentos com a família, isto é uma dádiva!

    ResponderExcluir
  5. As fotos são lindas mas o melhor de tudo deve ter sido quando a vó Lilly mostrou as fotos e te contou tudo que aconteceu naqueles dias. Quando eu fui para SP fiquei vendo fotos dos meus avós e meus pais quando jovens, eles eram tão elegantes! A minha mãe não sai de casa sem um pouco de maquiagem e fica reclamando que eu ando de qualquer jeito! Mas eu gosto de conforto e não poderia ter nascido naquela época!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  6. Que coisa linda isso!Vi ontem e não consegui comentar, voltei..Essas coisas emocionam,né? Bom ter essas histórias e registros! beijos,chica

    ResponderExcluir
  7. Beth, sua mãe foi uma linda mulher. E era realmente elegante.
    Interessante como eles se vestiam com capricho para irem a um simples piquenique.
    Voce tem razão, essas fotos são verdadeiros tesouros. També gosto de olhar e recordar, mesmo sabendo que ainda nem estava nos planos rsrsrs
    Pena que não posso escanear as fotos que tenho, muitas, mas vou providencia o aparelho, assim pderei postar algumas também.
    Lindas suas recordações, guarde-as com carinho.
    Beijos querida, bom dia por aí, com bastante sol!

    ResponderExcluir
  8. Beth,
    Adoro fotos principalmente essas antigas cheias de história. E como sua mãe estava bonita e elegante para ir ao baile.
    E dava gosto de ver todo mundo arrumado em qualquer ocasião.
    Outro dia fui atender um paciente ( fazer um exame médico) e ele veio sem cueca ( chato pois coloco ele em pé em um banco de frente para mim para examinar suas pernas, em uma posição que fico de frente para as partes intimas dele), eu só conseguia lembrar da minha mãe que me ensinou a sempre escolher as melhores roupas, principalmente as intimas, para ir ao médico. Hoje em dia ninguém liga para isso e vão para qualquer lugar de qualquer jeito. Acho que antigamente as pessoas eram mais educadas e cuidadosas.
    beijos

    ResponderExcluir