"Onde reinam intenções honestas,
mal entendidos podem ser curados
com rapidez e eficácia."

14 de julho de 2012

Foi mas voltou!

Em minha trajetória alguns móveis marcaram muito e, 
a cômoda abaixo é um deles.
Ela ficou cinco anos "morando" na casa do filho noutra cidade e ontem estando eu com eles a nora comentou que quando desejasse poderia devolvê-la à mansão. Fiz"olhinhos pidões" para o filho e ele colocou a cômoda em sua camionete e viemos os
 três, felizes para a mansão.
A mãe sempre insistia em dizer que ela (a cômoda) era feita em madeira de lei, resistente e que não "acabava nunca".
Já resistiu sessenta e seis anos, muitas mudanças, inclusive para outro Estado, em estradas muito precárias 
e permanece impávida em sua estrutura.
atrás (selo do fabricante)
É um móvel grande, mede um  metro e trinta centímetros de altura, um metro e quinze centímetros de largura e suas cinco gavetas têm quase sessenta centímetros de profundidade.
Foi feito sob medida, em 1946 para guardar o enxoval do meu irmão, primeiro filho do casal Antoninho e Lilly,
 o Egon Elias (saudades).
festa de um aninho do Egon
Com o passar dos anos, a "Cômoda" como era chamada, foi guardiã de vários objetos, geralmente roupas de cama, cobertores e muitos tesouros como fotografias, caixinhas, cartas, primeiras roupinhas das crianças, revistas, muitas coisas que já foram mostradas aqui no blog, sem mencionar a "guardiã" que estava ausente da mansão.
Pois bem, agora retornou e ficará na fila de espera, dos projetos em construção, como o roupeiro e a Tilda Costureira.
Minha ausência no blog e nos blogs amigos deve-se ao frio intenso que está fazendo nos últimos dias e, nos próximos, ficarei sem funcionária nas lides domésticas pois o filho da Ana ontem caiu, quebrou o bracinho direito e será hoje submetido a cirurgia e precisará do colo da mãe até passar o susto. 

8 comentários:

  1. Minha mãe tinha uma cômoda enOrme, lembro dela até hoje e, confesso, não sei o que foi feito nesta nossa vida de ciganas com o móvel. A mãe era a cigana-mor. Hoje em dia, com a valorização dos móveis antigos estou certa de que vais dar uma "cara" bem legal pra tua cômoda. Qdo estiver pronto, posta aqui no blogue. []s

    ResponderExcluir
  2. Hoje em dia encontrar moveis duradores e de qualidade é uma raridade. Acho que a comoda vai ficar linda reformada.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu confesso que não guardo quase nada! Gosto de tudo novo mas tenho uma cômoda de quando o Felipe nasceu há quase 24 anos atrás que pretendo guardar por muitas décadas. É de mogno maciço e disseram que é para a vida toda. É verdade que já estraguei muitos móveis tentando fazer artes com eles, o meu conselho é não fazer nada muito radical.
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  4. Bem, minha vida foi mudar... Mudávamos a cada 2 anos, pois meu pai é militar do exército, hoje na reserva, então muitos móveis já fizeram parte da nossa vida, poucos são os que ficaram conosco tanto tempo. Tenho certeza de que logo estará lindo e restaurado.

    Melhoras para o filho da Ana, nos dê notícias, please. Beijos, linda.

    ResponderExcluir
  5. Oi Beth..
    Nessa minha idas e vindas ao Japão...acabei por não ter nenhum móvel que fizesse parte da minha vida....Vi nos noticiários que aí no sul está muito frio....ao contrário aqui está um forno....Melhoras ao filho da Ana...Ótima Semana!
    Beijos!
    San....

    ResponderExcluir
  6. Amiga Beth!
    Eita! Você deve estar toda atarefada cuidando dos nossos amiguinhos.Tomara em Deus que o filho da sua amiga logo se recupere.Mas minha amiga, os móveis na vida da gente...Sempre a gente se apega a um.Isso sempre acontece quando temos apego às coisas que convivem com a gente.Eu me lembro de uma estante para guardar cds,que comprei no Japão,que nunca mais encontrei,quando dessa minha segunda volta para cá.Quem sabe um dia ainda encontre uma igual.Mas minha querida amiga,vim também para lhe informar que o seu cd de MP3 já foi postado daqui, e gostaria de lhe passar o número do registro, para que assim,se puder, você acompanhar o andamento da entrega.
    Anote o número: RR269105669JP. Bem,era isso minha amiga,espero que você tenha uma semana de muita paz.Um beijo amigo,do seu amigo, Rubi.

    ResponderExcluir
  7. ohhh tadinha, espero que ela recupere logo.
    Faz-lhe uma festinha por mim..
    Quanto á comôda, que reliquia..
    Eu já estou aqui a magicar como ficara depois de reciclada.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  8. quando vejo uma cômoda assim antiga tenho vontade de bater com a cabeça na parede.
    Sou uma burra!
    tinha uma dessas em casa, de minha sogra, tinha siso comprada quando ela se casou em 1944.
    linda, de madeira boa também, escura, gavetas profundas e um enfeite de madeira entalhada nas laterais.
    pois acredite se quiser que eu "doei" a belezinha para meu irmão, que estava precisando para colocar as roupas do seu primeiro bebê, e ele a doou para outra familia anos depois?
    Nem me perguntou se podia!
    Nossa, hoje tenho vontade de chorar ao pensar que ela podia estar comigo. E tem também um cristaleira, essa foi minha sogra que deu, e até hoje não a perdoo rsrrs.
    Que bom que a sua voltou, porque a minha ... never !
    falar em never (neve!) que frio insuportavel em? demais, ta´passando dos limites toleráveis.
    Eu imagino por aí então!
    beijos querida, foi bom vir aqui.

    ResponderExcluir