"Onde reinam intenções honestas,
mal entendidos podem ser curados
com rapidez e eficácia."

10 de novembro de 2012

"Olhar em frente para chegar aos 90 anos"

Muitas coisas aqui poderia escrever sobre o passado, mas como aniversariante disse, respondendo à pergunta sobre o que a fez chegar aos 90(noventa anos), alegre, saudável e feliz, "sempre olhei para a frente, o que passou e o que passei todos passam"! Sábias palavras, pronunciadas numa voz clara e forte por Hedwig Urnau Friedrichs, minha sogra.
 
 Voltarei apenas um pouquinho no tempo para explicar porque uma das  festas de seus noventa anos foi realizada em Carazinho. Hedwig saiu de Carazinho, após ter perdido o marido, para acompanhar sua caçula Maria Cristina que  frequentava a faculdade de Psicologia noutra cidade. Sustentaram-se as duas com uma mísera pensão do INSS e com tricôs e crochês maravilhosos que fazia. Cresceram, as duas, mãe e filha, degrau por degrau das dificuldades sem nunca esmorecer 
e sem jamais perder o sorriso no rosto.
Em razão desta garra materna, hoje sua filha Maria Cristina, mais conhecida por Cris Manfro, Psicóloga, especialista em terapia de família, palestrante, escritora, esposa, mãe, avó e grande amiga, 
 pode proporcionar à Hedwig um reencontro com amigos e familiares da região, num almoço fabuloso numa linda casa de festas em Carazinho.
 Seria impossível reunir todos em Novo Hamburgo, cidade onde hoje residem ou na praia onde será realizada a segunda festa em janeiro de 2013.
 A impossibilidade de tal reunião, encontra-se principalmente nos cabelos brancos da maioria dos convidados, irmãos e irmãs da aniversariante. 
 As exceções ficam por conta dos netos e do único bisneto (consanguineo)  e também de alguns sobrinhos.
  As irmãs, Hulda e Hedwig demonstrando a alegria do reencontro!
 Os segredos confidenciados ninguém atreveu-se a interromper.
O bolo, belo marco do número 90.
 A filha, gentil como sempre, presenteou a todos com um volume de seu livro "Escrito pra você" A dinâmica dos relacionamentos", lançado na Feira do Livro de Porto Alegre em 2011,
 pela editora Alcance. 
É óbvio que formou-se fila para os autógrafos, 
momento muito emocionante.
 Sim, trouxe flores para casa, pois a anfitriã solicitou à florista que arrumasse ramalhetes com um lindo laço de fita branca para que todos pudessem levar para casa um pedacinho da festa.
  Finalizando, só posso dizer que Hedwig tem também uma história de dores, mas soube fazer destas os motivos para manter a garra, a fibra e o otimismo de olhar sempre em frente.

8 comentários:

  1. Sim ... uma vida de alegrias, batalhas, dores .. mas sempre acreditando no próximo dia ..

    ResponderExcluir
  2. linda lição de vida, parabéns a toda família Urnau Friedrichs...

    ResponderExcluir
  3. Que linda História de vida.Parabéns por ter uma pessoa assim tão iluminada na família.É um presente de Deus conviver com alguém assim tão especial e sábia.Beijos e um maravilhoso e iluminado fim de semana pra você.Lenira.

    ResponderExcluir
  4. Que vitalidade!!..Concordo que pra sermos felizes é preciso olhar pra frente, o que passou ficou lá traz e não deve ser remexido, só nos faz mal. Lindas fotos!!

    Bjs, Néia

    ResponderExcluir
  5. Que sogrinha mais linda e cheia de energia! Eu admiro demais as pessoas que passam por dificuldades e conseguem superar todos os problemas com muita luta e ainda encontram felicidade!
    Eu só gostaria de chegar aos 90 anos se tivesse a energia da dona Hedwig, mas acho que os meus cabelos estarão todos branquinhos, eu vivo marcando uma idade para parar de tingir...
    A festa estava linda e as fotos também!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  6. Nossa!!

    Que postagem mais linda!!

    Que mulher linda, lúcida, feliz aos 90 anos.

    Que nos sirva de exemplo.

    Adoro essas festas de família. Pena que depois que meus avós faleceram, esses encontros ficaram mais raros.

    beijinhos,

    Lígia e turminha
    ♥=^.^=♥

    ResponderExcluir
  7. Que Senhora encantadora, quem me dera quando for mais velha ser assim, bem disposta, bem vestida de olho pintado, e não como sempre vi a minha avó querida, que andava sempre de avental e lenço na cabeça.
    Era normal antigamente as viuvas nunca mais tirarem o luto nem o lenço da cabeça, ainda hoje em muitas terrinhas por aqui é assim, pintar as unhas ou colocar um baton era pecado....
    Que ainda passem bons momentos juntas em familia, ahh o bolo era lindo.
    Beijos.
    p-s- sempre que aqui venho escrevo um testamento..lol

    ResponderExcluir
  8. Festa Maravilhosa!
    Postagem Linda!
    Parabéns aos familiares!
    Bjs.

    ResponderExcluir