"Onde reinam intenções honestas,
mal entendidos podem ser curados
com rapidez e eficácia."

1 de junho de 2013

Sofá - berço felino e canino

Inesquecível o dia em que comprei este sofá. É o maior de um conjunto de três e dois lugares.
Lembro que estava com a mãe fazendo compras de final de ano quando decidi presentear-me um conjunto estofado. Entramos em diversas lojas e nenhum agradou. Na última, já próximo de casa, entramos e fui andando até o fundo da loja, bati o olho e decidi: é este! Paguei com "magalhetas".
Para quem não sabe, "magalhetas" foi o nome dado a uma espécie de vale que os funcionários da Prefeitura do Município receberam como décimo terceiro salário no final dos anos noventa, pois dinheiro não havia, nossos salários estavam três meses atrasados e foi a maneira que o prefeito encontrou para que se pudesse ter um final de ano melhor. Assim, trocávamos as "magalhetas" por produtos em estabelecimentos conveniados.
Desde que casei, tive apenas três conjuntos estofados para sala de estar. O primeiro, super moderno nos anos setenta, estilo colonial, a madeira branca e assentos e encostos em veludo vermelho. O segundo, também em estilo colonial, encostos e braços em couro e almofadas em tecido gobelin e o terceiro é este que transformou-se em berço felino e canino. O de dois lugares há muito foi doado.
O lençol que cobre parte do sofá, eu fiz em casa, com babados, fitas e barrado de renda de algodão. É o tal lençol de vira que aboli, tenho apenas dois de linho que estão guardados para as "visitas". O edredom foi muito usado pelo meu filho, pela mãe e finalmente por mim. Como minha cama é partilhada com caninas, os edredons são lavados muito seguido e quando desbotam e a fibra fica desparelha, vai para o sofá. Depois do sofá, é cortado em pedaços que são doados para animais mais "carentes" que os da mansão.
Enquanto fotografava a soneca no sofá, Francisco pulou nas minhas costas e sentou no meu ombro. Ao fazer o costumeiro carinho da cabeçada, cliquei e a foto saiu tremida.

19 comentários:

  1. Que amor e tão bom vê-los nessas mordomias, bem cuidados assim. beijos, de volta, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato Ivani, a mordomia deles é grande e a "mordoma" às vezes cansa...

      Excluir
  2. e vida gostosa tem esses gatinhos, curtindo o sofá.
    Gostei da foto com o Francisco, ele é bem carinhoso o que é uma delicia.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Eve, a vida deles aqui é boa e o Francisco é muito carinhoso, mas quando está no meu ombro dá fortes cabeçadas no meu rosto. Ultimamente não posso ficar parada de costas para ele pois simplesmente se atira e é lógico que as unhas me machucam. Todos são muito queridos, mesmo os que não gostam de carinho...

      Excluir
  3. Francisco é gato de pirata hahahaha

    ResponderExcluir
  4. p.s.: hoje estou impregnada de Zen, pois lendo tua postagem sinto "Zen é a vida cotidiana", o dia a dia, os gatos, os sofás, as cobertas, a caminhada hoje de tarde, o cheirinho forte da bergamota que traz tantas lembranças, o pensar que as plantas do meu caminho são minhas, são nossas, são para todos apreciarem...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é, um verdadeiro gato de pirata o Francisco! Pobres das minhas costas pois antes de chegar ao ombro ele pula nelas, segurando-se com as vinte unhas!
      Comadre, ando muito apreciadora de plantas, especialmente as chamadas ervas daninhas, tenho fotografado para fazer uma postagem sobre elas, mas ainda não está madura.
      Coisa boa andar por aí sentindo cheiro de bergamota, de preferência daquelas que se apanha furtivamente na casa de algum vizinho, coisa muito rara hoje em dia.

      Excluir
  5. Beth, não importa se o sofá era bonito e agora já está mais velho, o que importa é o AMOR e o RESPEITO que se tem nessa casa pelos animais. Todos lindos e tranquilos dormindo juntinhos, que amor!!....o Francisco é bem habilidoso subindo em seu ombro, um docinho fazendo carinho em você.

    Beijos, Néia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Néia, a habilidade do Francisco para subir no meu ombro rende sempre algumas unhadas nas minhas costas! Adoro!

      Excluir
  6. me diverti aqui com suas historias de sofás.
    em toda familia tem uma historia de sofá e de roupas de cama. Mas iguais as suas historias fica dificil.
    essa gataiada está muito confortável no sofá velho, dá até vontade de deitar junto.
    fico imaginando por aqui a sua rotina em casa, cuidando deles e dos dogs.
    deve ser bem cansativo, porque demanda muita roupa para lavar e vasilhas de comida para cuidar, mas deve ser uma farra!
    e em todas as fotos voce está sorrindo, portanto, parabéns pelo carinho e cuidados que voce tem com esses queridos.
    Um beijo amiga, bom domingo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ivani, "histórias de sofás" rendem. Penso escrever algumas coisinhas mais sobre eles. Bom é que tenho fotos de todos e acho que contarei algo mais.
      Minha rotina é cansativa mas não pode ser chamada exatamente de rotina pois sempre tem alguma coisa diferente que algum apronta, então chamemos de "atividades". Estou um pouco cansada porque a Ana está afastada do trabalho em razão do falecimento do marido e já faltava muito durante a fase final da doença.
      Mas, amanhã deve voltar ao trabalho e aí poderei respirar um pouco mais aliviada.
      Independente de tudo, amo minhas "atividades" e não gostaria de ficar sem elas.

      Excluir
  7. Cada vez que venho aqui sinto mais admiração por você e me encanto com seus amiguinhos.Você é um anjo na vida desses animais e ainda encontra tempo para ajudar outros bichinhos que com certeza se aquecem com cada pedaço de lençol ou colcha que você doa.E ainda encontra tempo para fazer artes,como as lindas Tildas que você faz tão bem.Que Deus te abençoe sempre.Beijos.Lenira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. És muito gentil e carinhosa Lenira. Amo muito todos os seres da criação divina e tenho prazer em ajudar.
      Obrigada pelos elogios sobre as Tildas.
      Que a graça de Deus esteja sempre contigo também!

      Excluir
  8. O sonho da Luna é dormir no sofá mas eu acho que ela não consegue mais subir sozinha, nem descer. Adorei a primeira foto com a turma dormindo encolhidinha e juntinha, só a Grisi pra querer aparecer!Eu tive poucos sofás e mal me lembro deles, a maior recordação foram as vezes que doei e vi a alegria das pessoas que ganharam um sofá "novo"! Todas as vezes que eu dei qualquer móvel, almofada, colchão para o barum ele prontamente mordeu e destruiu tudo!
    Que graça o Francisco te dando carinho!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, a Luna não deve mais subir em sofá ou qualquer outra coisa alta pois corre risco de machucar o quadril. Deixe de ser malvada Laís, coloque-a no sofá e fique ao lado dela até ela enjoar e aí ajude-a a descer. Fiz isso com a Ursa nos últimos meses de vida dela.
      Não imaginas o quanto a Grisi anda carinhosa comigo. À noite sento na sala grande para bordar e ela vem no colo e fica quietinha, nem mexe com as linhas.
      Barum é um orgulho para a raça, não conheço um labrador que não destrua tudo, pelo menos enquanto tem dentes!

      Excluir
  9. Heheeh! Amado! Ele queria participar do momento.
    bom, não posso falar de sofás... há muito que os meus deixaram de servir para o que foram feitos: sentar-se. Agora eles servem de arranhador, esconderijo, cama, de tudo um pouco...
    Já abstrai a vontade de ter sofás novos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Nada se perde, e vamos mudando e vai dando para outras coisas.
    Eu faço o mesmo por aqui, panos de loiça velhos servem para as limpezas..
    Vês isso é que é carinho nem te deixa tirar fotos..lol~
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Falar de sofá me rende muitas historias ... eu Gata Lili adoro sofá, não sei o que seria de uma casa sem sofá... é meu confidente, meu dormitório, meu cantinho de comer quando estou dengosa... é meu tudo!!

    ResponderExcluir
  12. que coisa mais fofa, eu amei o seu sofa!!!!
    bjs
    Flavia
    www.secret4beauty.blogspot.com
    www.adoteumfocinhocarente.blogspot.com
    loja virtual: www.adote.iluria.com

    ResponderExcluir