"Onde reinam intenções honestas,
mal entendidos podem ser curados
com rapidez e eficácia."

5 de julho de 2011

Gatos e Cães - Amor Incondicional!

Hoje após o almoço fui cumprir minha última atividade com a Kida. Dar ao seu corpinho destino apropriado.
Para fazer isso, fui até a sede da ACAPA. Confesso que não participei do funeral, os funcionários encarregarm-se de tudo. Passei a tarde toda com os focinhos, mais ou menos 400, e com os bigodes, apenas 12. 
Fui muito bem recebida pelos focinhos, com lambidas e patadas, são muito amados. Andei por todos os lados, conversei, fiz e recebi carinho, inclusive daqueles que estão contidos em correntes. 
A grande maioria está solta, correndo pelo campo, bem alimentados, os legítimos donos do próprio focinho! Todos têm casinha, ou apartamentos (os canis), mas dormem onde sentem-se bem.
Durante o dia portões abertos, com exceção aos locais onde estão os doentes, filhotes ou cadelas ainda não castradas.
Não vão embora porque não são bobos, cama e comida estão garantidos, então o máximo que fazem é correr até a xácara vizinha provocar os coleguinhas "entre muros".
Mostrei as instalações no post: http://coisasepanosdabeth.blogspot.com/2011/06/quando-o-ser-fala-mais-alto-que-o-ter.html
Hoje fotografei a "liberdade" dos cães.
Mas, chegou a hora do gatil. Ao aproximar-me da cerca, iniciou a sinfonia. "Tire-me daqui" miiiiaaauuu, "sou maltratado", miuuuiiii, "aqui é muito frio" mauiiiiiuuuu, "não temos o que comer" burp, ops, desculpe.
Um filhotão mestiço com persa, amarelo, lindo, subiu na cerca, fez malabarismos, enfim, todos chamavam, não resisti e entrei. Fui literalmente atacada ao entrar. Subiam pelas minhas pernas, numa miação que pareciam os seres mais infelizes da terra. 
O que está no ombro foi o primeiro a escalar minha perna, seguido por outros.
Abaixo a parte interna do gatil, onde podem reparar que os figurinhas mentem prá dedéu, quando dizem que não têm comida. Recebem ração, carne moída com arroz e carne moída crua todos os dias. O chão é forrado com folhas de jornal para evitar umidade. Portanto, só se pode acreditar serem carentes de afagos, outras necessidades são supridas.
Este parece o Francisco "cheirando" meu cabelo.
São muito mimosos, mas sou obrigada a dizer que a saúde física deles não está 100%, digamos que uns 60% saudável cada um. Amanhã iniciarei um mutirão para tratá-los, usando minha tática infalível para fazer gatos engolirem comprimidos. Torçam por mim e principalmente por eles.
Branquinho lindo, gordinho, já castrado, pronto para a adoção.
Mais algumas imagens dos cães

É preciso ressaltar: apenas dois funcionários, pai e filho cuidam da limpeza do local, alimentam e verificam o estado de saúde de todos, para relatar aos voluntários e providenciar atendimento veterinário ou outra necessidade. Embora as pessoas que lá estão todos os dias possam ser contadas nos dedos de uma mão, não pisei em nenhum cocô, algo que nos passeios públicos da cidade é fácil ocorrer.
A imagem abaixo, senti como se fosse o campo após a Ponte do Arco Iris, mas é real e quem quiser pode passear por lá!

Um comentário:

  1. A Kida vai ter um ótimo descanso cercada de latidos e miados ! Dá pra perceber nos seus posts o imenso amor aos nimais que você sente, fico emocionada sempre que leio o que você escreve e vejo as fotos. Apesar de serem tantos cães eles parecem felizes mesmo e cheios de energia; os gatos são sempre mais dramáticos, as minhas sofrem sem meu colo mas não querem o colo da minha filha...vai entender !
    Deixei comentários nos posts anteriores, vivo na falta de tempo e com muito frio !
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir