"Onde reinam intenções honestas,
mal entendidos podem ser curados
com rapidez e eficácia."

7 de julho de 2011

Mais um pouco de história da família

Dando continuidade à história da família materna, sem muito texto e mais fotografias, apresento abaixo: avô Germano Bernardo, avó Lydia, mãe Lilly Elsbeth, tio Egon e tia Ingeborg.
Apenas pequeno comentário sobre a elegância de todos. Ressaltando que as roupas femininas eram confeccionadas pela avó Lydia.

Era costume na época, piqueniques aos domingos onde participavam a família e amigos. Na foto acima, meus avós ainda não eram casados. Ele é o homem com bigodinho, cara de malandro e a então noiva e linda jovem que aparece no canto direito. Ao seu lado está minha bisavó Idalina Mentz Stoffel e em frente ao avô uma das irmãs de Lydia.

Aqui, já casados e com a filha Lilly no colo de Lydia, todos elegantemente trajados. Observem a corrente de ouro sobre o colete de Germano.

Vejam a doçura dos irmãos, posando para a fotógrafa  Ana Balzan, em Getúlio Vargas. Tio Egon trajando conjunto em linho e a mãe com vestidinho de tricô. Algo no olhar dos irmãos comprova a cumplicidade que sempre houve entre os dois.

Esta foto se fosse em cores seria fantástica. As flores pendentes a mãe diz serem "chuva de ouro".

O ramo da família, vinda da região inicialmente colonizada pelos alemães e instalada  entre Erechim e Passo Fundo, enriqueceu trabalhando com olaria e madeireira. Os frutos do trabalho foram fartos mas a "lida" era pesada e Germano nunca gostou muito da vida no interior. Antes de casar-se foi para Teutônia aprender com um seu tio, o ofício de "Dentista Prático Licenciado". A "riqueza" material da família foi-se com duas revoluções, ocorridas no Rio Grande do Sul, restando apenas a propriedade onde viveram e morreram meus bisavós, partilhada entre cinco filhos e uma filha. No entanto, riqueza moral e cultural todos receberam na partilha, bens infungíveis, transmitidos por várias gerações de todos os ramos da árvore, plantada no Brasil por Gotfried Genehr.


Um comentário:

  1. As fotos e as lembranças são preciosas ! A minha preferida é a da sua mãe com o tio Egon, a expressão dela é maravilhosa ! Também adorei a sua foto desfilando no post anterior, chiquérrima !
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir