"Onde reinam intenções honestas,
mal entendidos podem ser curados
com rapidez e eficácia."

10 de abril de 2012

A partida de Rebostiana da Pá Virada

Estivemos conversando seriamente, Rebostiana e eu e concluímos ser melhor ela retornar para Fiofó do Planalto. Fretei um "teco teco" e ela foi feliz pois nunca havia viajado num "avião só pra ela" (e o piloto).
A decisão da partida foi tomada depois de muitas madrugadas conversando sobre os assuntos que ela desejava publicar aqui no blog.
Contando o que acontece em Fiofó do Planalto, pareceria estar contando o que acontece aqui em Carazinho e isso, embora fosse até interessante, poderia pegar mal, algumas pessoas ficariam melindradas e de melindres estou farta.
Combinamos, Rebostiana e eu, trocarmos cartas onde cada uma contará à outra as "atualidades" e também ao relembrarmos o passado, se for de proveito mútuo e não causar dor de barriga, poderá até ser publicado.
Algumas coisas ela pediu que eu contasse porque talvez ajude alguém que sentiu  ou está passando por algo parecido que é a Síndrome do Pânico.
 Outras coisas são alegres e quando ela comentou, dei uma enorme volta ao passado, mais precisamente ao fim da minha infância e início da adolescência e aí, ela  exemplificou: o sino da estação de trem que anunciava o retorno do pai que era caixeiro viajante, os bibelôs que ele trazia de presente, as noites insones quando adormecia apenas ao escutar o ruído da carroça do padeiro, o Alex que passava à cavalo, recolhendo os pedidos das donas de casa e mais tarde trazendo-as compras na carroça, direto do armazém do Sr. Kilim,  a caderneta e o "Diamante Negro", as bulas de medicamentos e o pavor do botulismo nas conservas e enlatados, os terríveis "trenzinhos" da matemática da Irmã Luíza e as aulas de "Artes Femininas" com a Irmã Raimunda, as aulas de química com o Irmão José, as reuniões dançantes em casas de amigas ou no 25 de Julho, embaladas por discos de vinil com Ray Conniff, Tijuana Brass, Jerry Adriani, Roberto Carlos, Renato e Seus Blue Caps. Os bons tempos dos cinemas da cidade, do bar/lancheria Dominique, da Selda, do esforço por ser aceita na "turma" das escolas católicas, sendo protestante.
Foi bom ter estado com Rebostiana esses dias, ela me fez ver o quanto ainda necessito de ajuda para encarar o presente e o futuro, mesmo que essa ajuda traduza-se em várias miligramas de paroxetina e um pouquinho de alprazolan.
Procurarei seguir a presente postagem como um índice para os textos, sugeridos pela velha amiga, que é comadre de uma amiga da tia de uma vizinha da minha bisavó e que foi apresentada  aqui.

Um comentário:

  1. Ainda bem que tinha piloto neste teco-teco!!! Acho que vai ser uma estadia muito proveitosa em Fiofó do Planalto, ouvi dizer que tem muita coisa acontecendo por lá e a Rebostiana vai se divertir imensamente!
    Lambidas da Rutha

    ResponderExcluir