"Onde reinam intenções honestas,
mal entendidos podem ser curados
com rapidez e eficácia."

4 de julho de 2012

Colecionar ou Distribuir...

Não coleciono mas também não distribuo.
Impressionante como a maioria das pessoas tem uma visão distorcida sobre a vida de quem faz trabalho voluntário de acolhimento de gatos.
Para alguns somos colecionadores de gatos, já para outros, quando desejamos doar filhotes ou mesmo gatos adultos, 
somos distribuidores de gatos.
 Gostaria de diminuir a população de quatro patas que tenho comigo, mas de forma alguma isso significa descarte, 
distribuição ou doação irresponsável.
Aqui eles tem cama, comida, água, sol, proteção às intempéries.
 Estão acostumados com os ambientes, 
com seus cheiros, suas caminhas.
 Formam parcerias quando são bebês, por exemplo esses dois abaixo são irmãos inseparáveis.
 Sendo adotados separados, não serão gatos felizes 
e não farão os adotantes felizes.
Já estão com seis meses, criaram laços e vínculos com seus parceiros e com a casa onde moram.
Ficaria muito feliz se alguém me procurasse para adotar dois, quatro, seis, oito gatinhos, garantindo que o lugar onde ficarão é seguro, que não se transformarão em gatos errantes. 
Assim como para adotar é necessário assumir responsabilidades,
 para doar também é necessário ser responsável. 


9 comentários:

  1. Doar para qualquer um não podemos. Nós tivemos aqui um exemplo. Meu filho adorou uma cachorra de rua que era maltratada pelo carroceiro. Ela estava, kinder ovo, recheadinha... Nasceram 10!!!

    Tivemos um enorme trabalho para doar após os 3 meses, para encontrar famílias responsáveis. Mas achamos 10 casas ótimas. beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Beth querida, você tem consciência, responsabilidade e muito amor aos animais. Tenho certeza absoluta de que os gatos que estão com você são muito bem tratados, amados e, para doa-los será com responsabilidade.

    Beijos, Néia

    ResponderExcluir
  3. Que gataiada maravilhosa! Eu também sei como é difícil doar filhotinhos que amamos e nos preocupamos tanto. A Rutha e a Pink tiveram lindos bebês e nem me lembro da alegria de encontrar famílias que os adotassem mas também da tristeza dos que encalhavam e ficavam aguardando alguém que os amasse, inclusive o Martim ficou na nossa vida porque ninguém queria um gato com meio rabo! Mas era um rabinho bem fofo!
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  4. É isso aí, Beth! A maioria das pessoas não têm uma ideia correta do que as pessoas fazem. Tomam acolhedores por colecionadores e vice-versa. Eu quase morri tendo que doar gatinhos, mas só pra quem pudesse e quisesse assumir as responsabilidades de uma adoção. E, ao mesmo tempo, acabei não doando a Benta e eu mesma adotando a doidinha. Ninguém ia compreendê-la nos seus surtos e extrema arteirice. Pra mim já foi difícil hehehe

    ResponderExcluir
  5. Amiga querida, sei que nem preciso dizer o quanto te entendo, já que vivenciamos tantas situações semelhantes. Alguém que acolhe, fornece boa alimentação, abrigo e cuidados, nunca poderá ser taxado de "colecionador", independente do número de animais a que dêem um lar. Infelizmente muitas pessoas adoram "catalogar" os outros, sem utilizar-se de nenhuma análise mais profunda para isso. Sei bem da dificuldade em conseguir adotantes confiáveis e que realmente amam os animais; normalmente eles já estão também sobrecarregados com vários. Alguém que entende os sentimentos dos animais, como tu, só pode sofrer muito e ter muita dificuldade ao tentar conseguir-lhes alguém que os mereça. Teus gatinhos estão lindos e adoráveis e torço muito para que lhes consigas um novo lar que os mantenha felizes como são. Beijo grande

    ResponderExcluir
  6. As nossas escolhas nos rotulam... escutei isso hoje porque tb tenho um problema com determinado tipo de gente que não faz nada, mas fica falnado mal do que os outros fazem.
    Um beijo Beth.

    ResponderExcluir
  7. Não pude deixar de ler o comentário da Chica.
    Comigo aconteceu o mesmo. Já devo ter comentado no blog.
    A Tramela apreceu na minha garage barriguda e faminta.
    No dia seguinte já alimentada e descansada, deu á luz 11 filhotes.
    Um morreu logo após o parto. Santo Deus, como amamos aqueles bichinhos e como chorei quando chegou o momento de doar.
    Ia pessoalmente à casa da pessoa, conversava com os adultos para me inteirar de que estavam fazendo a adoção com responsabilidade.
    Doei 9, fiquei com a Tramela e seu filho Biriba.
    Hoje a mãe já morreu, infelizmente, e resta-nos o Biriba, com 14 anos e bem forte ainda.
    Lindo de morrer! somos apaixonados por ele que mora com minha filha, em chácara, depois que meu marido faleceu e eu mudei para apartamento.
    Concordo com você minha amiga, a adoção tem que ser responsável, e quem doa também tem que cuidar para que eles tenham uma vida saudável e feliz.
    Seus gatos são lindos, retrato do amor que recebem de você.
    beijos, tenha um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  8. Sábias palavras Beth. Quem ama os animais se preocupa para quem eles vão e como serão cuidados. Afinal quem ama cuida e tem reponsabilidade. Voce é um exemplo.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. A consciência e o amor aos animais não é para qualquer um. O descarte acaba sendo a "solução mais fácil e comum" que certas pessoas encontram, e quando falamos em castração, ouvimos: "coitadinho/a"! Buscar lares amorosos e seguros, com pessoas que se importam e que querem realmente isso para os peludos é uma aventura, uma dura e árdua tarefa, passamos por situações de adoções de impulso, pessoas que mudam de opinião, aquelas que na primeira dificuldade se arrependem, e ouvimos as mais absurdas desculpas e "justificativas", como se desistir de um animal, abandoná-lo ou fazer coisa pior fosse justificável.

    Ando fraca e covarde para ver certos filmes e fotos, cada dia me atingem com mais intensidade estes absurdos tão divulgados, compartilhados, me revolto com o que tem acontecido, com o que o "cerumano" tem feito aos animais. Ando realmente despreparada para assistir a mais crueldades, assassinatos, com o valor cada vez menor que as pessoas têm dado aos animais.

    Amamos tanto estas criaturas maravilhosas, dar um teto, proteção, comida, amor, tratamento veterinário, para muitos é uma loucura, é dispensável, afinal há tantas crianças e idosos precisando de ajuda... Vem cá, estas mesmas pessoas que criticam e rotulam têm feito o que pelas crianças e idosos? Que instituição apóia, doa seu tempo e seu dinheiro? Cansada desta postura confortável de gente que nada faz e somente atrapalha.

    Beijos, querida, amei o post.

    ResponderExcluir