"Onde reinam intenções honestas,
mal entendidos podem ser curados
com rapidez e eficácia."

4 de junho de 2011

Coisas, Panos e Pets

Minha mesa de trabalho!

Fiapo, deitada ao meu lado enquanto confecciono "mug rugs"

A principal motivação para a criação do blog coisasepanosdabeth foi mostrar os trabalhos manuais (hoje ditos artesanais) feitos por três gerações de mulheres da família. Avó materna, mãe e eu. 
Alguns posts seriam dedicados aos pets aqui residentes. Ultimamente, os pets estão “impondo” suas histórias e sou chamada apenas quando eles estão com preguiça para escrever.
Sendo hoje o primeiro dia de frio intenso do outono, a Hauskatzen está fechada e os residentes estão todos embolados dormindo sobre suas almofadas.
Eles gostam muito quando estou envolvida na confecção dos “panos”, parte do blog, fato facilmente comprovado nas fotos que abrem a postagem.
Minha avó materna, Lydia pouco conheci. Tinha cinco anos quando ela partiu, aos 54 anos. No entanto, cresci ouvindo sobre a mulher, mãe, dona de casa, amiga maravilhosa e, vi o cuidado que minha mãe sempre teve com os poucos trabalhos e objetos que a ela couberam na partilha. Algumas coisas se perderam durante minha juventude, a maior parte descartada por mim, do que hoje me penitencio. Vinte e poucos anos, nos anos setenta, considerava meras velharias.
Mas, minha mãe, soube conservar algumas coisas, as quais hoje rendo minha devoção.
Máquina de costura da avó, hoje aparador na sala
Mimi  na máquina fechada
Muitas roupas foram costuradas por minha avó nesta máquina, acredito que mais por obrigação das donas de casa dos anos 30 à 50 do século XX, que por prazer. Ouvi que seu "forte" era o tricô, em peças de vestuário e de decoração. Abaixo mostro fotos de uma toalha com formato oval, mais ou menos 1,10cm por 0,80cm, tecida com cinco agulhas e linha muito finas, a linha, mais ou menos com a espessura de linha para pesponto.
Ponta da toalha

toalha tricotada inteira

Centro da toalha, onde foi iniciada
Do crochê, dizem que vovó não gostava muito, mesmo assim, as luvas abaixo, foram por ela crochetadas, também com linha finíssima.
E os trabalhos feitos por minha mãe? Outro dia mostro e conto as histórias.
Os meus, assim como os "mug rugs" (descanso para canecas) continuarei mostrando, assim que forem confeccionados. Estão em andamento, um panô e uma capa para bombona de água mineral para a casa da filha.
Francisco auxiliando a montagem do panô
Desejo ótimo domingo para todos, espero que a meteorologia "erre" na previsão de geada porque cuidar da Hauskatzen no frio, sem ajudante é complicado. Mas, eles merecem sua casa limpinha e arrumada!

2 comentários:

  1. As fotos são lindas, é uma delícia resgatar coisas da nossa infância, mas infelizmente precisamos ter maturidade para dar valor, quando somos jovens nada é importante. Eu faço artesanato em madeira, mas ando preguiçosa ultimamente, sempre que me animo tenho umas ajudantes peludas para atrapalhar os meus trabalhos...
    Bom domingo !
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  2. Minha avó materna fazia flores perfeitas! Lembro que sempre que viajava para Curitiba, lá estava ela, confeccionando-as, dando forma. Minha mãe nos levava ao centro do Rio, para comprar materiais para a confecção das flores. Quando ela nos deixou, tudo foi doado, incrível como nenhuma das filhas e netas deram continuidade à sua arte, ninguém aprendeu aquelas técnicas que resultavam em verdadeiras maravilhas. Hoje este é um arrependimento imenso.

    Não esqueço dos deliciosos pães e cucas de banana com uvas negras que nos esperavam sempre que a visitávamos. Anos depois comecei a me interessar por culinária, fiz cursos, trabalhei com comida, é uma paixão que sempre estou aperfeiçoando, mas jamais consegui chegar perto das coisas fantásticas que aquelas mãos amorosas faziam. Saudades imensas.

    ResponderExcluir