"Onde reinam intenções honestas,
mal entendidos podem ser curados
com rapidez e eficácia."

27 de abril de 2012

Dito pelo não dito

Sendo a frase acima de autoria de Mário Quintana ou não, ela diz tudo o que se tem enfrentado desde que as redes sociais por aí estão e a elas se adere.
É difícil lidar com os leitores quando se quer dizer alguma coisa, mas por razões de pontuação, tipo de fonte, negrito, sublinhado, ou não, cada um lê o que vê,  pensa que é, entende o que não é e assim relações são escangalhadas, amizades mal construídas são desfeitas, piadas fazem chorar e lágrimas fazem rir.
Percebe-se falta de diálogo "ao vivo" ou até por telefone, e mesmo as redes sociais oportunizando o bate papo por escrito "in box", a grande maioria conversa ao mesmo tempo com várias interlocutores e quando o assunto não é o mesmo, sempre alguém sobra e, muitas vezes, é quem mais precisa ser ouvido.
Aí, quando a coisa que se diz, desconfia que não foi propriamente dita, o estrago já está feito.
Mas, quando os sentimentos, descritos  nas três palavrinhas mágicas que faz tempo não escrevo por aqui,
Amor, Tolerância e Respeito,
são realmente praticados por todos, facilmente podem ser desfeitos todos os mal entendidos.
Nossa passagem pela terra é momento de aperfeiçoar nos, é aprendizagem, é desfrutar o belo, o bom e o puro. Tudo está à disposição, todos temos as mesmas qualidades e essas são eternas.
 Já os defeitos, estão conosco para serem corrigidos, as falhas para serem perdoadas e as diferenças, essas devem ser colocadas na mesa, com a urgência da vida, para evitar o dito pelo não dito, pontos finais  colocados onde deveria constar uma interrogação,  exclamação, vírgula ou quem sabe um ponto e vírgula... deixo aqui as reticências para serem pensadas.  

8 comentários:

  1. Eu tento ter uma participação discreta no Facebook, não costumo escrever sobre mim, não coloco fotos minhas, apenas comento o que as pessoas escrevem ou compartilho fotos de animais.
    Eu acho que muitas pessoas não se preservam e contam tudo que acontece em suas vidas! E confesso que já briguei com meu marido por comentários que ele escreveu!
    Eu concordo que as 3 palavrinhas, amor, tolerância e respeito andam escassas no mundo e precisamos resgatá-las. São essenciais quando se escreve alguma coisa e qualquer pessoa no mundo inteiro pode ler imediatamente!
    Quanto ao post anterior eu não assisto novelas há muitos anos, apenas vejo algumas cenas enquanto preparo o jantar, mas fico longe de entender o todo da trama. Acho que deixei de acompanhá-las porque não suporto aqueles vilões malévolos contra os mocinhos ingênuos e sonhadores.
    Beijos
    Laís
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laís, teu comentário sobre ser discreta ou não no face, poderia ser mal entendido (que tal?). A ideia é essa, fazer as pessoas lerem com atenção, fazendo para si perguntas, como fulana, entenderá, e sicrana será que estará num bom ou mau dia? Sim, conforme nossa disposição entendemos o que nos apraz e, conforme quem escreve apenas vemos o mal mesmo que esteja escrito "O Senhor é meu pastor, nada me faltará".
      Quanto à novelas, sempre sei tudo o que acontece porque vejo o resumo no jornal diário e agora que está frio fico na sala tricotando e sintonizo na Globo, aí escuto o que acontece. Naquele post, a ideia não era questionar se assistimos novelas ou não e sim a acensão da classe C no Brasil e questionar em que classe nos enquadramos.
      Reativei as respostas aqui no blog porque acho interessante esse "bate papo".
      Beijinhos e o desejo sincero que tudo fique bem com Rutha e Barum.

      Excluir
  2. Bem, já tive meus momentos de entrega total às redes sociais, ao quase-falecido-ainda suspirando e resistindo-orkut, onde postava muito, onde partilhava momentos da minha vida. E então tive uma grande decepção com uma pessoa amiga, vi o veneno e a falta de respeito prejudicarem minha vida, onde a inveja, o ressentimento, a amargura e o desrespeito me foram mostrados. Resultado, perfil do orkut deletado. Depois até fiz outro perfil, fechadíssimo, onde pouco vou, apenas por conta de algumas comunidades que adoro e pessoas importantes que lá estão. No face eu tenho grandes e queridas amizades, divulgo e compartilho, mas hoje navego pouco por lá, por conta do trabalho.

    Enfim, passamos a ser discretos, a pouco falar e mostrar, preservando-nos e a quem importa, mas a amizade transcende o virtual, os sentimentos não são adestrados e restritos a um espaço, graças aos Deuses. E muitas vezes amizades especiais começam a partir de blogs, como se fez aqui, minha querida. És muito amada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca tive problemas com as redes sociais, a não ser ter sido mal interpretada por uma ou outra pessoa, não vem ao caso. Dê uma olhadinha na resposta que dei para a Laís.
      É difícil ser discreta em redes sociais, como o face. Adoro contar minhas alegrias, sempre fui um livro aberto. Fotos, não sendo eu a postar, alguém poderá fazê-lo por mim. Como diz uma amiga, quem me conhece sabe como sou e a quem não conhece, não fará diferença. Isso depois de uma onda que houve quando transformavam fotos normais em pornográficas.
      Atualmente, onde câmeras nos espiam em todos os lugares, tudo pode acontecer.
      Beijinho amiga, tenha uma linda semana.

      Excluir
  3. Oi querida, confesso que não entendi.
    Sim, entendi o recado, mas perdi alguma coisa? Voce foi mal entendida?
    Sinceramente, me conta, é apenas uma postagem cheia de verdades ou voce está desabafando?
    Beijos de uma amiga desligadinha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Ivani querida, já fui mal entendida, minhas palavras já foram distorcidas, isso é normal quando falta o diálogo sincero. Mas, chega um tempo em que se deixa essas coisas pra lá.
      Bom que temos os blogs para expormos verdades e por que não, desabafar.
      Beijos amiga.

      Excluir
  4. Hoje mesmo estava meditando sobre o seguinte: as pessoas acreditam no que querem acreditar. Dificilmente se rendem a argumentos, por mais lógicos que sejam. Isso acontece quando a gente se expõe em redes sociais tb, as pessoas pensam de ti o que querem pensar e, muitas vezes, nem adianta a gente explicar. Por isso é um grande problema a gente se desnudar em locais tão públicos, a gente escorrega, mas deve encontrar aquele ponto de equilíbrio entre o prazer de postar e a proteção pessoal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, meu foco com esse texto é as pessoas verem o quanto é necessário o dialogo. Se me chamaste de santa e eu entendi P...? Conversemos para esclarecer e aparar arestas. As amizades hoje, mesmo virtuais, podem ser muito boas. Já tive oportunidade de conhecer pessoalmente uma pessoa maravilhosa, que conheci através do blog. Concordo em que deve existir um ponto de equilíbrio mas, para "X" o ponto pode ser um e para "Y" outro, deu pra entender?

      Excluir