"Onde reinam intenções honestas,
mal entendidos podem ser curados
com rapidez e eficácia."

12 de junho de 2011

Recordações - sobre fotografias


Muito antes de surgir a possibilidade de escanear uma fotografia, pensei em desfazer-me de caixas e mais caixas com álbuns e fotografias antigas. Entre as pessoas que conheço, sou a única que tem tantos anos de imagens preservadas em papel. São 137 (cento e trinta e sete) anos, não apenas de fotos tradicionais, eventos especiais, mas do dia a dia da família. Blog não é o lugar correto para discorrer sobre tantos anos, mas tentarei fazer alguns posts com esse tema.   
A primeira,retrata o dia do meu primeiro aniversário. Segundo minha mãe, foi antes do almoço, eu ainda não estava "devidamente trajada". O foco principal são os bolos, notem o detalhe: feitos e decorados por meu pai (ele não era padeiro). A toalha da mesa é parte do enxoval da mãe. Comemorei meu 1° aninho em Campos Novos, Santa Catarina onde residíamos.
Logo após, aos dois anos 1954, a família mudou-se para Carazinho, RS pois minha avó materna estava muito doente. Aí estou, recém chegada do outro domicílio, sentada no mesmo jardim, da mesma casa, onde hoje moro. O vestido era de fundo vermelho com estampa branca, costurado em casa, como a maioria das roupas que usei quando criança.
Aos três anos, 1955, num modelito de broderi (ou laise) de algodão, com um enorme tope de tule enfeitando o cabelo.
Aniversário de cinco aninhos,1957, vestido em lã xadrez, enorme para servir por muitos anos. Sei que era assim porque esse vestido protagonizou uma cena muito chata. A Tante Inge nos levou ao cinema, num domingo à tarde, devia ter uns sete anos (o vestido ainda servia) e, alguém maldosamente durante a sessão, cortou um pedaço do vestido com uma gilete. Assim, meu lindo vestido deve ter se transformado em pano de lustrar chão. Os pivetes, ou marginais já faziam das suas e, naquela época, eram chamados de "moleques".   
Aos sete anos (1959), nos degraus da casa, que ainda em 2011 fazem parte do cenário. 
Aos nove anos, 1961, com meu primeiro "twin set", jogando bibloquê.
Aqui, aos 11 anos, no dia 24 de novembro de 1963, dois dias após a morte do presidente americano, John Kennedy. Jamais esquecerei o dia 22 de novembro de 1963, pois estávamos na casa da professora de música ensaiando para a cerimônia de coroação da rainha e princesas do "Clube do Sobrinho", quando foi anunciado o assassinato do presidente. Ficamos muito "nervosas" e o ensaio foi interrompido.
Na foto, estou sendo conduzida por meu pai, através do corredor do Cinema Brasília, na época com 1.200 lugares, para receber a faixa de 1ª Princesa, cantando a música Lamento Borincano, de Rafael Hernández, hoje descobri que Caetano Veloso gravou a mesma.
Aqui, recebendo a faixa, das mãos de um saudoso comerciante da cidade.
Aos dezesseis anos, ao lado da Biblioteca Pública. Na época, cursava o 1° ano do Curso Científico no Colégio La Salle. A blusa em tricô que estou usando, foi a primeira que tricotei.
Anos 1960-1070, muita saudade, daquela Carazinho, das amigas, dos "flertes", dos "guris" que subiam do La Salle para nos esperar na saída no Ginásio Aparecida... 
Sendo um post de "recordações",para não fugir dos gatos, fica a foto da minha querida Cherry.

3 comentários:

  1. Acho que blog é sim o lugar para postarmos tudo que desejamos registrar. Obrigada por compartilhar conosco tua história. Adorei as fotos! Beijos

    ResponderExcluir
  2. As fotos são totalmente adoráveis ! Mostram uma criança/ menina muito linda e feliz ! Vou muito pouco na casa da minha mãe (pra não deixar a bicharada sozinha...)mas gostaria de pegar fotos antigas para guardar antes que sumam ! As fotos têm um valor inestimável, nos trazem recordações maravilhosas desde a infância.
    Beijos
    Laís

    ResponderExcluir
  3. Recordações, nossa história, e é tão bom podermos encontrá-la registrada, mergulhar por um tempo nas lembranças, resgatar... Delícia ver tudo, saber e ver um pouco da sua vivência e caminhada.

    ResponderExcluir