"Onde reinam intenções honestas,
mal entendidos podem ser curados
com rapidez e eficácia."

21 de julho de 2011

Sangas, descarte de agasalhos

Interessante a vegetação margeando a sanga, transformada em riacho com as chuvas de ontem. De um lado percebe-se mata nativa e do outro a vegetação está seca e escassa.
Ao  olhar de quem ama a natureza, as árvores chamam a atenção. Mas, infelizmente até quem ama a natureza é obrigado a ver a degradação das margens, a água imunda e os "enfeites" pendurados nos galhos, que são materiais descartados pelos moradores das imediações. O que mais se vê, são roupas e, não pensem os condescendentes que a sanga invadiu as casas e levou roupas, móveis e eletrodomésticos na invasão.
Não, não é isso, são objetos e roupas jogados na sanga quando a cabeça pobre de certas pessoas, pensa que aquilo não serve para nada. A impressão que se transforma em certeza, é que nunca ouviram falar em reciclagem ou reaproveitamento.   
Sou contra as "Campanhas do Agasalho" que proliferam aqui no sul, e falo da cidade onde nasci e ainda moro, Carazinho. Em vários pontos da cidade têm campanhas do agasalho para as mais diversas entidades. Vejo essas campanhas como sendo oportunidades para quem tem  muito, livrar-se dos entulhos e aqueles que não sabem cuidar do que têm porque recebem com muita facilidade, assim como ganham, descartam , dentro da sanga, que se transforma em riacho, que invade onde o invadiram e cá está novamente a "tragédia anunciada".
Fato interessante aconteceu alguns meses atrás, quando, na mesma rua onde captei as imagens acima, vi, pendurada num varal, uma colcha ou coberta para cama, feita de retalhos de tecidos claramente reaproveitados de roupas inservíveis. Pretendo com esse parenteses, dizer que é necessário orientar pessoas carentes, ensinar como reaproveitar ou encaminhar para a reciclagem o que não pode ser mais usado para o fim a que se destinava. Na mesma rua onde roupas nadam ao sabor das ondas da sanga, há alguém que sabe reutilizar seus panos.
Além das inúmeras campanhas do agasalho, a proliferação de lojas populares, vendendo confecções por R$5,00 ou R$10,00, banalizam inclusive a alegria em adquirir uma roupa nova. Compra-se por comprar.
Tenho um sonho e acredito em realizar. Juntar pedaços do passado, roupas, toalhas, guardanapos e aventais bordados,  tecendo lembranças juntamente com lições de como reaproveitar e não descartar.  

Um comentário:

  1. Educação, este é o artigo mais em falta, infelizmente. Lindo o teu sonho!
    Beth hoje temos sol e ar seco!!! Viva!!! Beijos

    ResponderExcluir